CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 21/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Desfile Civivo 201 anos da Independência do Brasil As principais ruas da sede ficaram lotadas para prestigiar a história de Dep. Irapuan Pinheiro contada através dos pelotões do desfile da independência do Brasil.
#Educação 19/06/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO É com imensa alegria e satisfação que anunciamos os resultados das premiações das escolas nota 10 do nosso município! Agradecemos e parabenizamos a todos os professores, estudantes, pais e profissionais envolvidos nesse processo.
#Educação 01/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, por meio da (SME), deu início ao ano letivo 2023 no dia 30/01 A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação (SME), dá início ao ano letivo 2023 da Rede Pública Municipal de Ensino na próxima segunda-feira (30).
#Educação 26/11/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Etapa Municipal da Primeira Conferência Intermunicipal de Educação dos Municípios que compõem a 14ª CREDE

Com a participação de estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada, realizamos nesta quinta-feira a Etapa Municipal da Primeira Conferência Intermunicipal de Educação dos Municípios que compõem a 14ª CREDE, onde o município de Deputado Irapuan Pinheiro teve a oportunidade de realizar a avaliação do Plano Municipal de Educação - PME, estudos e reflexão sobre o contexto educacional do município.

A Conferência Nacional de Educação tem como tema principal: "INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira".

Seguiremos juntos, na busca de mais qualidade na educação de toda a nossa população.

#Educação 17/11/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Encontros com os pais e responsáveis dos alunos do 5° e 9° ano que serão avaliados no SAEB em 2021.

A secretária da educação de Deputado Irapuan Pinheiro, vem realizando nas escolas contempladas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica encontros com os pais e responsáveis dos alunos do 5° e 9° ano que serão avaliados em 2021.

Realizado bienalmente, o SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Nesse momento de conversa com os pais ou responsáveis, foi levantada a tamanha importância dos alunos estarem bem psicologicamente e fisicamente para que possam conseguir um bom desempenho.

#Educação 11/11/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Distribuição dos kits doados pela We Word Brasil, destinado as escolas contempladas com o Projeto Contexto.

Este projeto, cofinanciado pela União Europeia e a ONG WeWorld Onlus, tem como realizadora a Plataforma Educação Marco Zero, composta de organizações nacionais e internacionais. Um dos objetivos mais importantes é tornar a educação contextualizada, uma política pública para as escolas de 21 municípios do interior do Estado do Ceará incluindo o município de Deputado Irapuan Pinheiro.

O objetivo dessa ação é apoiar as escolas municipais para um retorno seguro para estudantes e professores com a distribuição de kits de álcool, máscaras e absorventes.

#Educação 07/10/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação de Dep. Irapuan Pinheiro realiza festa em homenagem ao dia dos Professores.

Ocorreu na noite de ontem, 06 de outubro, uma super festa realizada pela Secretaria Municipal da Educação, para todos os Professores do município de Dep. Irapuan Pinheiro. O evento que foi realizado do C.A.S, contou com a presença dos cantores Matheus Lima e Rafael Rosa e o sorteio de mais de 50 prêmios, entre ele, uma TV tela plana, uma impressora, um notebook e valores em dinheiro.

O Prefeito Gildecarlos Pinheiro que também é Professor, destacou que aquele momento era o mais esperado desde o início de sua gestão, por entender a importância da valorização da profissão. Aproveitando a ocasião p gestor realizou uma homenagem a senhora Maria Amaro Gurgel, sua primeira Professora.

Estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal, Luzilene Ferreira; o Líder do Governo na Câmara, Natan Nascimento; o Vereador Wires Severo, além dos Secretários e Diretores Municipais.

#Educação 04/09/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ações de Busca Ativa Escolar na E.E.B. João Batista da Silva.

A Secretaria da Educação em parceria com a E.E.B. João Batista da Silva, monitoram a participação dos(as) estudantes nas atividades para evitar abandono, garantindo assim, sua vinculação e o direito de aprender.

#Educação 30/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A Secretaria da Educação, promoveu durante todo o mês de agosto, programação alusiva ao Estudante.

A Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro, através da Secretaria da Educação, promoveu durante todo o mês de agosto, programação alusiva ao Estudante. As atividades encerraram-se nesta sexta-feira, dia 27, e integraram a "Temporada Estudantil".

A programação diversificada promoveu temas que fazem parte da realidade dos estudantes, profissões e talentos como: música, desenho, poesia, teatro, mágica, desfiles, sendo todas as atividades com incentivos e premiações.

A participação contou com a colaboração e parceria das famílias e educadores.

De acordo com a Secretária da Educação, Kennia Bezerra, a Temporada Estudantil foi pensada como um momento dinâmico ao retorno desafiador da educação.

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Escolha do PNLD 2022 - Obras Didáticas e Pedagógicas para atendimento da educação infantil.

Escolha do PNLD 2022 - Obras Didáticas e Pedagógicas para atendimento da educação infantil.

Professores e Coordenadores das escolas participantes na escolha das obras que serão utilizadas nos próximos anos.

#Educação 25/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Reunião intersetorial do Programa Busca Ativa Escolar.

Aconteceu na tarde de terça-feira (24/08), na Secretaria da Educação, reunião intersetorial do Programa Busca Ativa Escolar.

O objetivo é a discussão e planejamento estratégico para formação e atuação do comitê gestor.

#Educação 17/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A Secretaria da Educação, em parceria com as escolas, está realizando a “Temporada Estudantil”.

A Secretaria da Educação, em parceria com as escolas, está realizando a "Temporada Estudantil".

Esta ação está acontecendo desde o início do mês de agosto e a programação tem como objetivo valorizar os estudantes, criando espaços para que os alunos possam demonstrar seus talentos e habilidades.

A 1° fase aconteceu nas escolas de forma remota e a 2° fase acontecerá presencialmente, respeitando todos os protocolos de saúde.

#Educação 17/08/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A Secretaria da Educação através do IPDH, realiza formação com professores da educação infantil.

A Secretaria da Educação através do IPDH, realiza formação com professores da educação infantil.

A formação é o estudo de práticas pedagógicas, o caminho que orienta os profissionais durante o processo educacional.

#Educação 23/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Principais ações da Secretaria da Educação Básica nos primeiros 6 meses de Gestão.

- Entrega de mais de 1600 Kits de Merenda Escolar para alunos da rede pública de ensino do município;

- Campanha Busca Ativa Escolar. (Evitando a evasão escolar);

- Avaliação diagnóstica com todas as crianças do 2°, 3° e 9 ° ano);

- Aquisição de livros para a Educação Infantil (2 a 5 anos).

#Educação 21/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Estudantes seguem sendo beneficiados com gêneros alimentícios dos Kits da merenda escolar.

A Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro, através da Secretaria da Educação Básica, continua com a entrega de kits da merenda escolar para todos os alunos matriculados na rede pública, considerando per capita e qualidade nutricional.

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19, a gestão municipal entrega mais de 1600 kits, entendendo que apesar da pandemia persistir, a educação não pode parar.

#Educação 15/07/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação de Dep. Irapuan Pinheiro inicia distribuição de mais de 1300 Kits de Merenda Escolar.

A Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro, através da Secretaria da Educação Básica, realiza a entrega de kits da merenda escolar para todos os alunos matriculados na rede pública, considerando per capita e qualidade nutricional.

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19, a gestão municipal entrega um total 1363 kits, entendendo que apesar da pandemia persistir, a educação não pode parar.

"Esses kits são essenciais para nossos estudantes, pois conheço a realidade da nossa comunidade e sei que as famílias necessitam desses alimentos e precisam do nosso apoio nesse momento". Destacou o Prefeito Gildecarlos Pinheiro

#Educação 16/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1° Vivenciando a Matemática

Todos nós de alguma forma vivenciamos a matemática todos os dias. Segundo Gomes Teixeira: Os números são regras dos seres e a matemática é regulamento do mundo."

A Secretaria Municipal de Educação, parabeniza a todos que se envolveram no "Vivenciando a Matemática".

Vencedores por categoria:

#Educação 03/06/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Entrega do Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização.

O município de Dep. Irapuan Pinheiro, através da Secretaria Municipal da Educação Básica, realiza a entrega do Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização.

Os materiais, organizados em parceria da SEDUC com a Associação Nova Escola, são voltados ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem desde os primeiros anos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental.

#Educação 14/05/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Encontro de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) Online

Foi realizado quarta-feira, dia 12, um encontro de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) Online. O evento, que foi organizado pela Cáritas Diocesana de Crateús e SME.

O momento, contou com a participação dos funcionários da EEB Francisca Josué e teve como objetivo a partilha de experiências de vida, dores e alegrias, a partir da escuta qualificada e do compartilhamento de histórias de superação das inquietações do cotidiano, além dos medos e frustrações que nos atravessam, especialmente em tempos de pandemia.

A TCI online foi realizada através da plataforma Google Meet e comportou um número limitado de pessoas e será trabalhado com os demais profissionais da Educação.

#Educação 07/05/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Intensificação da campanha BUSCA ATIVA ESCOLAR

A Secretaria Municipal da Educação, intensifica a campanha BUSCA ATIVA ESCOLAR que tem como foco principal resgatar crianças e adolescentes que estão fora da escola e necessitam voltar às suas atividades escolares.

Essa campanha é realizada por meio de uma parceria entre as Secretarias municipais da Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, das escolas municipais e estadual e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA.

#Educação 12/04/2021 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Plantão Busca Ativa Escolar

A Secretaria da Educação convida a todos para acompanharem o PLANTÃO BUSCA ATIVA ESCOLAR que será realizado terça-feira, 13 de abril às 17h na Rádio Betânia FM 87,9.

Na ocasião teremos a participação de Natan Nascimento, Kennia Maria, Celvania Cezario e a presença especial de um adolescente do NUCA.

#Educação 20/07/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO IRAPUENSE É DESTAQUE EM ESTUDO DESENVOLVIDO PELO BANCO MUNDIAL

EDUCAÇÃO IRAPUENSE É DESTAQUE EM ESTUDO DESENVOLVIDO PELO BANCO MUNDIAL

O Banco Mundial publicou um relatório técnico, nesta terça-feira (14), no qual dez municípios do Ceará aparecem entre os 20 municípios brasileiros com as melhores avaliações de qualidade da educação no ensino fundamental, considerando as duas etapas (1º a 5º ano e 6º ao 9º ano). Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Bási?ca (Ideb) de 2017 e apresentam os maiores valores contabilizados desde a existência da ferramenta, em 2005.

O Ideb mede a qualidade dos diversos níveis da educação em todo o território nacional e é o resultado do cálculo entre a nota de proficiência dos estudantes em Português e Matemática, de acordo com a Prova Brasil; e o fluxo de alunos aprovados - se todos passarem de ano, neste caso, o resultado é um.

Em uma escala de zero a 10, Sobral aparece como o primeiro lugar do país, apresentando nota 9,1 no Ideb de 2017. Segundo o estudo, a cidade foi a única do território nacional a passar da nota 9. Entre os índices 8 e 9, estão as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Ararendá e Jijoca de Jericoacoara. Frecheirinha, Coreaú, Meruoca e Brejo Santo estão com taxas próximas a 8. Embora a pesquisa não indique o índice da cidade de Catunda, o município atingiu índice 8,2, em 2017.

Apesar de apenas os dez municípios estarem nas melhores posições do Brasil, o relatório avalia que "quase todos os 184 municípios cearenses deixaram de apresentar níveis muito baixos de qualidade educacional em termos de aprendizado e aprovação escolar, e seus resultados atuais estão entre as melhores pontuações do Ideb em nível nacional".

Ceará

Além de ser o único estado do País com dez dos municípios mais bem avaliados no quesito ensino fundamental, o Ceará, segundo o Banco Mundial, é o primeiro lugar quando os dados do Ideb são normalizados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesta leitura, o Estado aparece em primeiro lugar, com 6,9, em uma escala de zero a 10. Em seguida, vêm Paraná (6,6), Santa Catarina (6,5), Minas Gerais (6,5) e São Paulo (6,4).

Na visão dos autores do estudo, o Ceará é um exemplo relevante para o Brasil no que diz respeito à superação de condições adversas com escassez de recursos, pois, tendo baixos índices de investimento e riqueza, ainda consegue obter resultados educacionais superiores, o que demonstra eficiência nos investimentos da área.

O Banco pontua, por exemplo, que o Ceará investe 1/3 do que os estados mais ricos, tem o 5º menor PIB total entre as 27 unidades federativas, mas consegue resultados superiores quando considerados os fatores socioeconômicos.

Governo "A FORÇA QUE VEM DO POVO" Prefeito, Luiz Claudenilton Pinheiro Vice-prefeito Ayrton Senna, Secretaria Municipal de Educação Básica, Secretária Iraiza Oliveira Amorim.

UMA CONQUISTA DE TODOS NÓS!

Notícia retirada do Site:

G1 Ceará

#Educação 13/07/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ensino Remoto chegou é realidade em Dep. Irapuan Pinheiro

O Ensino Remoto chegou a nossa realidade como uma perspectiva de minimizar o impacto da ausência das aulas presenciais, visando essencialmente manter o vínculo entre família e escola, orientando-os a manter uma rotina de estudo com vistas a incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades. Baseado em uma pesquisa realizada pelas escolas percebeu-se que seria possível a adoção dessa estratégia de ensino em virtude da imprevisibilidade do retorno ao ensino presencial.

Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação Básica através da titular da pasta Iraíza Oliveira Amorim e de sua Equipe Pedagógica, reuniu de maneira escalonada durante a semana, todos os Núcleos Gestores das Instituições Municipais, levando em consideração as orientações sanitárias para prevenção à COVID-19, tendo como objetivo principal para o momento, a avaliação do novo método de ensino que vem sendo desenvolvido no município, desde o mês de junho.

Informações: Secretaria Municipal de Educação

#Educação 23/01/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2020 O Governo Municipal “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou durante todo o dia da última quarta-feira, 22 de janeiro, a Jornada Pedagógica 2020 com o tema “Reflexões Significativas sobre a Docência”.

A Jornada Pedagógica é fundamental para o planejamento do trabalho a ser realizado pelas escolas municipais e Secretaria de Educação ao longo de 2020. Em seguida, cada escola realiza sua própria semana pedagógica com os professores, a fim de analisar os índices educacionais e ações de 2019 e discutir meios eficazes para a aprendizagem.

A programação da Jornada Pedagógica contou com a participação de vários palestrantes ao longo do dia.
#Educação 20/01/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO I Fórum de Gestores Escolares 2020 O Governo "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou o I Fórum de Gestores Escolares 2020.
O objetivo do encontro foi realizar o planejamento do ano letivo, e proporcionar momentos de reflexão, discussão, análises, troca de experiências e conhecimentos em um trabalho que prioriza a conexão entre a teoria e a prática além de promover a integração entre os gestores.
Na oportunidade aconteceu o lançamento da Campanha Fora da Escola não Pode. O principal objetivo da campanha é incentivar a presença de jovens e crianças na escola e assim, evitar a evasão escolar.
#Educação 15/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIA DOS PROFESSORES 2019 O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria de Ação Governamental, Esporte, Juventude, Cultura e Turismo realizaram uma grande festa em homenagem ao Dia do Professor para todos os professores do município na noite desta segunda-feira, 14 de outubro.
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabem, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
A festa contou com sorteio de brindes, desfiles, muita música com Jonh Robson e Banda Farra da Morena e diversão durante toda a noite. Os convidados foram com trajes que representam uma noite brega.
”Preparamos essa confraternização com muito carinho. É uma forma de reconhecimento aos nossos educadores pela passagem do Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro”, ressaltou o prefeito Claudenilton em suas palavras.
#Educação 02/10/2019 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2019 O Governo "A Força que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna, através da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou na tarde desta última terça-feira, 01/10, na E.E.B. São Caetano, na comunidade do Riacho Verde, a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2019.
Foi um momento de muita alegria e socialização, que contou com apresentações artística-culturais, como dança, teatro, poesia, música, entre outras, com o objetivo de expor à população os diferentes trabalhos realizados pela classe estudantil. O tema abordado foi o COOPERATIVISMO.
O AGRINHO é um programa desenvolvido pelo SENAR- CE em parceria com as secretarias municipais, sempre abordando temas importantes, como Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Cidadania, que são explorados junto às crianças e adolescentes rurais, por meio das escolas, que são lócus de formação, através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico. A finalidade é enriquecer a qualidade de vida no campo, pela construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural, visando que todos sejam agentes multiplicadores desse processo.
#Educação 05/08/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EQUIPE FEMININA DE FUTSAL SAGRA-SE CAMPEÃ DA ETAPA CREDE DOS JOGOS ESCOLARES DO CEARÁ 2019 Os participantes das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, nas modalidades coletivas (Basquete, Futsal e Vôlei), que competiram e foram campeões e vice-campeões na CREDE 14, passaram para a etapa Macro Regional.

Na categoria 12 a 14 anos, o nosso município esteve representado pelos times de Futsal masculino e feminino da Francisca Josué de Souza Carneiro EEB. A Equipe Feminina sagrou-se campeã do Torneio garantindo vaga para participar da Etapa Macro Regional dos jogos.

Os Jogos Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
#Educação 01/08/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coleta dos dados da Matrícula Inicial 2019 do Sistema Educacenso concluída. Concluímos com êxito a coleta dos dados da Matrícula Inicial 2019 do Sistema Educacenso, missão cumprida! Agradecemos a cada um pelo empenho e dedicação nestes últimos meses. Não é um trabalho fácil, mas é essencial para o financiamento da nossa Educação, bem como para outras políticas públicas. Os dados do Censo Escolar são a porta de entrada para a maioria dos recursos destinados a Educação do nosso município, daí a nossa preocupação em colocar dados fidedignos e não deixar ninguém a margem da coleta.
#Educação 29/07/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Volta às aulas - Segundo Semestre de 2019! Volta às aulas - Segundo Semestre de 2019!

Nesta quarta-feira, 31/08, retornaremos às nossas aulas e iniciaremos o Segundo Semestre Letivo de 2019!

Certos de que a Educação é a ferramenta essencial para transformar o ser humano e consequentemente a sua ação na sociedade, convidamos a todos: pais, alunos, professores e funcionários em geral da Educação, para juntos formarmos uma corrente de compromisso, zelo e responsabilidade pelo desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes. Cientes desse objetivo, faremos um Segundo Semestre ainda mais produtivo e gratificante do que o primeiro.

Um excelente Segundo Semestre a Todos!
#IrapuanQueEduca!
#Educação 07/06/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Dep. Irapuan Pinheiro recebe Prêmio Escola Nota Dez mais uma vez Ocorreu nesta quinta-feira (06 de maio de 2019) no Centro de Eventos do Ceará, o Prêmio Escola Nota Dez, onde premiou 182 escolas públicas do Estado que mais se destacaram no ano de 2018. O prêmio faz parte do programa MAISPAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa).
A Educação de Dep. Irapuan Pinheiro foi mais uma vez destaque por conta desse Prêmio Escola Nota Dez, a Escola de E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro foi premiada pelo ótimo desempenho de seus alunos do 9° ano do ensino fundamental no Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará (SPAECE).
O prefeito Claudenilton Pinheiro, e a caravana da educação na pessoa do Secretário de Educação, Amadeu Érico, receberam das mãos do Governador Camilo Santana nessa quinta-feira uma placa e troféu com o reconhecimento pela evolução educacional.
#Educação 24/04/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO III FESTIVAL ESTUDANTIL - A Educação Ampliando Saberes O Governo ”A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, 24/04, III FESTIVAL ESTUDANTIL - A Educação Ampliando Saberes, que faz parte dos eventos de comemoração dos 31 anos de emancipação política de Dep. Irapuan Pinheiro.
A manhã contou com a participação de todas as escolas do município, que realizaram belíssimas apresentações culturais.
Foi realizada também o Soletrando, e o grande vencedor foi o aluno José Eduardo, da E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro, e também a escolha do Rei e Rainha Estudantil 2018, os vencedores foram Emanuela e Tiarles ambos da E.E.B. Rosa Cândida, também foi realizada a premiação dos torneios de futsal masculino e feminino, e premiação das melhores redações.
#Educação 20/03/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL "A FORÇA QUE VEM DO POVO" LANÇA DECRETO COM MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS.
O Prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro lançou nesta sexta-feira (15/03) Decreto Nº 229 que prevê medidas preventivas de segurança que serão executadas na rede municipal de ensino de Deputado Irapuan Pinheiro - Ceará. Sensibilizado com os casos de violência ocorridos em algumas escolas do país, o Prefeito Claudenilton Pinheiro documentou através de decreto, "A proibição da entrada e circulação de qualquer pessoa estranha, sem acompanhamento de funcionários nas dependências das Escolas''. O Documento foi anunciado hoje, 15 de Março, data em que se comemora o dia da Escola, em Reunião Interna, com a participação do Secretário Municipal de Educação Amadeu Érico, Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação Básica e Núcleos Gestores das Escolas.
#Educação 25/02/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Campanha: Infância Sem Racismo O Governo Municipal “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro com os núcleos gestores das escolas e com os representantes de diversas áreas, no auditório da secretaria, para o lançamento da Campanha: Infância Sem Racismo.
A discriminação racial não apenas persiste no cotidiano das crianças no Brasil, como também se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos. Com a campanha, o SELO UNICEF quer fazer um alerta sobre a necessidade da quebra do círculo vicioso do racismo para, dessa forma, estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis.
#Educação 21/02/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LANÇA PROGRARA APROVA BRASIL E PROERD 2019.
Professores junto a coordenadores e diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Dep. Irapuan Pinheiro participaram, na tarde desta terça-feira, 19, do Seminário lançamento do programa Aprova Brasil e Proerd 2019. O evento foi realizado na Igreja Presbiteriana do município.
O Aprova Brasil é um programa adquirido através da iniciativa do Plano de Ações Articuladas (PAR), configurando-se como recurso didático para o apoio à prática dos professores, bem como, ação direta nos indicadores sociais. Na ocasião, os presentes tiveram oportunidade de ter contato com o material didático disponibilizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e a Editora Moderna. A Palestrante Vânia Girão (Mestre em Educação, Acessora pedagógica e representante da Editora Moderna), foi quem conduziu o primeiro momento com os presentes.
O segundo momento foi sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Os palestrantes foram os educadores sociais do PROERD - Cabo Cícero Bento da Silva e cabo Eduardo Nilkoson.
Na oportunidade foi feita a entrega simbólica dos matérias do Programa Aprova Brasil.
#Educação 30/01/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Formação Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, para Professores e Coordenadores Pedagógicos Teve início na manhã desta segunda-feira, 28/01 a Formação Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, para Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental II.
A Abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Amadeu Érico Braga, representante do SEBRAE Tuany Holanda e da Consultora que está conduzindo o momento formativo, Joana Paula.
Durante os três dias os núcleos gestores destas escolas receberão a formação do programa JEPP que tem como objetivo, a educação empreendedora para o ensino fundamental incentivando os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Com essa ideia a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
#Educação 29/01/2019 SECRETARIA DE GOVERNO, ESPORTES, JUVENTUDE, CULTURA E TURISMO Projeto Leitura nas Férias iniciou-se ontem no dia 28 e vai até 31 de Janeiro de 2019.

A Biblioteca Pública Municipal Profª. Maria Ercilia Bezerra etá desenvolvendo no período de 28 à 31 de Janeiro de 2019, o Projeto "Leitura nas Férias". Até o dia 31 de janeiro, os pequenos leitores poderão desfrutar da leitura no espaço da referida instituição, bem como em espaços aconchegantes, além de poder conhecer novas obras disponíveis na biblioteca. O atendimento se dará das 7:30min. às 11:00h durante todo o período de execução das atividades do projeto.
Entre os objetivos do projeto estão o incentivo à leitura, o despertar do desejo de vivenciar novas descobertas e aventuras através da literatura, a divulgação dos serviços da biblioteca e estimular os pequenos leitores e familiares a frequentar a Biblioteca Pública no período de férias.
Venha conosco participar desse momento mágico!
Ler é Bom, Experimente!
#Educação 23/01/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2019 com o tema: “Educação: A excelência do resultado é papel de cada um”. Aconteceu na manhã desta quarta-feira a abertura da Jornada Pedagógica 2019 com o tema: “Educação: A excelência do resultado é papel de cada um”, através da Secretaria de Educação com o apoio do Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna. O evento foi voltado aos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino e equipe técnica da SME. O evento aconteceu na Igreja Presbiteriana do Brasil.
A programação da Jornada Pedagógica contou com a participação dos palestrantes Paulo Cesár (Filosofo) e Raimundo Clarindo (Pedagogo e Arte Educador).
A Jornada Pedagógica é fundamental para o planejamento do trabalho a ser realizado pelas escolas municipais e Secretaria de Educação ao longo de 2019. Em seguida, cada escola realiza sua própria semana pedagógica com os professores, a fim de analisar os índices educacionais e ações de 2018 e discutir meios eficazes para a aprendizagem.
#Educação 21/01/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA AS MERENDEIRAS O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta sexta-feira, uma capacitação para merendeiras das escolas municipais. A capacitação tem como objetivo o controle, a higiene e o preparo dos alimentos para que os alunos possam ter uma alimentação saudável, saborosa e nutritiva. Durante a capacitação, a nutricionista Hortência Diógenes, apresentou sugestões de como os ingredientes podem ser manipulados sem perder as propriedades e trouxe ainda sugestões de cardápios variados, aproveitando os alimentos adquiridos pela escola.
#Educação 24/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Cerimônia de Formatura do 9° Ano das escolas: E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro e E.E.B. João Batista da Silva Aconteceu na noite desta quinta-feira, 22 de dezembro de 2018, a Cerimônia de Formatura do 9° Ano das escolas: E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro e E.E.B. João Batista da Silva.
Após a abertura cívica, com a execução do Hino Nacional e o Hino do Município as autoridades presentes fizeram uso da palavra, parabenizando os formandos e incentivando-os a seguirem decididamente, na busca de conquistarem seus sonhos.
O prefeito Claudenilton Pinheiro também deixou sua mensagem: “Gostaria de parabenizar todos os educadores que acompanharam os alunos nessa trajetória até aqui e aos alunos, por esse momento tão especial e inesquecível na vida de vocês”, disse.
#Educação 21/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Cerimônia de Formatura do 9° Ano das escolas: E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro e E.E.B. São Caetano Aconteceu na noite desta quinta-feira, 20 de dezembro de 2018, a Cerimônia de Formatura do 9° Ano das escolas: E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro e E.E.B. São Caetano, no distrito de Betânia.
Após a abertura cívica, com a execução do Hino Nacional e o Hino do Município as autoridades presentes fizeram uso da palavra, parabenizando os formandos e incentivando-os a seguirem decididamente, na busca de conquistarem seus sonhos.
O prefeito Claudenilton Pinheiro também deixou sua mensagem: “Gostaria de parabenizar todos os educadores que acompanharam os alunos nessa trajetória até aqui e aos alunos, por esse momento tão especial e inesquecível na vida de vocês”, disse.
#Educação 20/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMATURA DOS DOUTORES DO ABC – E. E. B. JOÃO BATISTA DA SILVA O Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Educação Básica e das
instituições que ofertam a Educação Infantil realizaram no decorrer da semana a formatura dos Doutores do ABC. Nesta quarta-feira, 19/12, a festa foi realizada para os alunos da E. E. B. João Batista da Silva. A turma recebeu o nome de Sonho de Criança. Para os pequenos doutores, os pais, professores e comunidade escolar, uma noite inesquecível, cheia de alegria e repleta de emoção, assim podemos definir a Formatura do ABC, que aconteceu na quadra poliesportiva do Distrito Baixio. A cerimônia de Conclusão da Educação Infantil marcou oficialmente a passagem dos formandos 2018 para o Ensino Fundamental I.
Durante o evento, além de receberem os certificados de conclusão, placas de homenagem, lembrancinhas, os alunos fizeram uma apresentação musical. Os familiares estavam encantados e aproveitaram para registrar todos os momentos das crianças.
#Educação 19/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMATURA DOS DOUTORES DO ABC – I. E. I. CAZUZA BEZERRA A Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Educação Básica Secretário e das instituições que ofertam a Educação Infantil estão realizando no decorrer desta semana à formatura dos Doutores do ABC. Na noite desta terça-feira, 19/12, a festa foi realizada na I. E. I Cazuza Bezerra - Distrito Betânia. Para os pequenos doutores, os pais, professores e comunidade escolar, uma noite inesquecível, cheia de alegria e repleta de emoção, assim podemos definir a Formatura do ABC. A cerimônia de Conclusão da Educação Infantil marcou oficialmente a passagem dos formandos 2018 para o Ensino Fundamental I.
Durante o evento, além de receberem os certificados de conclusão, os alunos foram homenageados e fizeram uma apresentação musical.
#Educação 18/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMATURA DOS DOUTORES DO ABC – CRECHE TALITA ANDRADE PINHEIRO O Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Educação Básica e das instituições que ofertam a Educação Infantil realizaram no decorrer desta semana a formatura dos Doutores do ABC. Na noite desta segunda-feira, a festa foi realizada para os alunos da Creche Talita Andrade Pinheiro. Para os pequenos doutores, os pais, professores e comunidade escolar, uma noite inesquecível, cheia de alegria e repleta de emoção, assim podemos definir a Formatura do ABC, que aconteceu no Centro de Assistência Social (CAS). A cerimônia de Conclusão da Educação Infantil marcou oficialmente a passagem dos formandos 2018 para o Ensino Fundamental I.
Os familiares estavam encantados e aproveitaram para registrar todos os momentos das crianças.
#Educação 11/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO JEPP – ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos Os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro, em Dep. Irapuan Pinheiro, participaram do JEPP - ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’, na manhã desta terça-feira.
O objetivo é estimular o estudante a desenvolver a criatividade, além de prepará-lo para escolhas futuras, como ingressar no mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania e geração de renda de maneira sustentável.
A analista do SEBRAE, Tuany Holanda, explicou que o JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE e tem como objetivo inserir e disseminar o empreendedorismo, desde o ensino fundamental até o ensino superior. “É um programa que já acontece no há bastante tempo e vai ao encontro da nossa missão para disseminar o empreendedorismo, fortalecer os pequenos negócios e incutir a cultura empreendedora nos pequenininhos e nos formandos também”.
O evento contou com apresentações de vários em alunos, mostrando e explicando seus projetos, contou também com uma feirinha de artesanato que os próprios alunos confeccionaram. Na oportunidade os alunos que passaram no OBMEP foram homenageados com medalhas.
#Educação 07/12/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Cerimonia de Certificação do PROERD Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 06 de dezembro de 2018, na Quadra Poliesportiva da sede do município a Cerimonia de Certificação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), realizado através da Secretaria de Educação com o apoio do Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna. Participaram as escolas E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro, E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro, E.E.B. João Batista da Silva, E.E.B. São Caetano e E.E.B. Rosa Cândida da Silva.
Durante a entrega do certificado de conclusão, os alunos prestaram juramento perante os pais, professores, autoridades e comunidade em geral de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.
O programa tem duração de três meses e os alunos recebem uma cartilha informativa com uma sequência de assuntos abordados em cada aula sobre drogas ilícitas e lícitas, como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, crack, cocaína, inalantes, entre outros. No final do curso, eles desenvolvem uma redação com os conhecimentos adquiridos durante o Proerd. Na oportunidade foi lida os alunos de que fizeram as melhores redações leram, naquele local.

Sobre o PROERD:

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, em 1989.
#Educação 12/11/2018 SECRETARIA DE GOVERNO, ESPORTES, JUVENTUDE, CULTURA E TURISMO Planejamento mensal do Agentes de Leitura Foi realizada mais uma reunião mensal e planejamento dos Agentes de Leitura de Dep. Irapuan Pinheiro com a participação da Secretária de Ação Governamental, Esporte, Juventude, Cultura e Turismo Jaianny Pinheiro e o Diretor de Cultura Ilvancélio Guedes.
Cada Agente de Leitura tem o objetivo de levar diretamente as famílias cadastradas, o livro e a leitura por meio de atividades como visitas domiciliares nas comunidades efetuando empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e promoção de saraus entre outras.
#Educação 06/11/2018 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE Ações sustentáveis na comunidade estudantil A secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em parceria com a escola de ensino fundamental E.E.F. Francisca Josué de Souza Carneiro, que vem trabalhando ações sustentáveis junto à comunidade estudantil através da implantação da Horta Escolar, realizou nesta quinta-feira a oficina de Horta Suspensa que contou com a participação ativa dos estudantes envolvidos. A oficina faz parte de um projeto mais amplo desenvolvido pela a escola, onde pretende-se implantar canteiros que forneçam hortaliças para complementar a alimentação dos estudantes. Já foram realizadas palestras dando ênfase à educação ambiental a partir da horta, e trabalhados conceitos de reciclagem, reutilização, cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável. Vale ressaltar que momentos como estes possibilitam trabalhar a sensibilização por parte dos discentes em cuidar da natureza, e assim desenvolver a consciência ambiental.
#Educação 01/11/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IV Fórum de Gestores Escolares Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 01/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação o IV Fórum de Gestores Escolares (Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais de Fundamental I e II).
Partindo da importância das avaliações externas e das exigências necessárias para uma aprendizagem significativa nas áreas da Matemática e da Língua Portuguesa, bem como a melhoria dos resultados nas avaliações externas, foi feita a realização do presente projeto: “IRAPUAN ESTRUTURANDO SABERES - SPAECE 2018”, no qual serão desenvolvidas atividades lúdicas voltadas para o SPAECE e ao desenvolvimento do ensino aprendizagem com base em seus descritores. A execução do projeto será responsabilidade do Núcleo gestor, professores e alunos de cada instituição.
O objetivo é estimular a comunidade escolar a se envolver no processo de preparação para as avaliações externas (SPAECE), através de um conjunto de ações que visam integrar todos na busca de uma aprendizagem significativa bem como a melhoria dos resultados no SPAECE.
#Educação 31/10/2018 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E MEIO AMBIENTE EMISSÃO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE POR MEIO DO PROGRAMA AGRINHO Nesta terça-feira, 30/10 a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa Agrinho realizou mais uma ação no município para os adolescentes que participam do programa.
A ação foi a emissão de documentos de identidade, que foram entregues na Junta de Serviço Militar.
O programa é de grande importância, pois aproxima cada vez mais a gestão Municipal das populações rurais, descentralizando os serviços e levando-os para junto do povo. Esse é o verdadeiro papel da gestão pública, garantir ações que tragam melhorias para nossos munícipes.
#Educação 16/10/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIA DO PROFESSOR O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizaram uma grande festa em homenagem ao Dia do Professor para todos os professores do município.
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabem, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
A festa contou com sorteio de brindes, muita música e diversão durante toda a noite. Os convidados foram com trajes que representam o Nordeste.
”Preparamos essa confraternização com muito carinho. É uma forma de reconhecimento aos nossos educadores pela passagem do Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro”, explicou a secretário de educação, Amadeu Érico.
#Educação 29/08/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO II FESTIVAL ESTUDANTIL - 2018 O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira, 28/08, o segundo dia e encerramento do II FESTIVAL ESTUDANTIL - A Educação Ampliando Saberes.
A noite contou com a participação de todas as escolas do município, que realizaram belíssimas apresentações culturais. Foi realizada também a Etapa Municipal do Matematicando, e o grande vencedor foi o aluno Aglivan Gomes da Silva Junior, da E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro, e também a escolha do Rei e Rainha Estudantil 2018, os vencedores foram Alana (E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro) e Gustavo (E.E.B. João Batista da Silva), também foi realizada a premiação dos torneios de futsal masculino e feminino.
A noite contou também com a entrega de camisas para os alunos do Projeto Peteca de todas as escolas, uma parceria com a Secretaria de Ação Governamental, Esporte, Juventude, Cultura e Turismo.
#Educação 27/08/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO II FESTIVAL ESTUDANTIL O Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira o II Festival Estudantil - A Educação Ampliando Saberes.
A abertura oficial do evento aconteceu na quadra poliesportiva do Distrito Aurora, com a apresentação dos times que competiram no futsal. Logo após foi realizado os jogos.
Hoje no dia 28/08, irá acontecer a continuação do II Festival Estudantil com atividades pedagógicas, culturais, matematicando, escolha de Rei e Rainha estudantil 2018, concurso literário e premiações.
#Educação 14/08/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES
#Educação 01/08/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO III Fórum de Gestores Municipais III Fórum de Gestores Municipais
Aconteceu nesta terça-feira, no auditório da SME 3º Fórum de Gestores Escolares. O evento teve como objetivo debater e planejar as ações a serem executadas na Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade o secretário municipal de Educação Básica, Amadeu Érico, enfatizou a importância das ações voltadas a Educação.
Na oportunidade foi realizada a entrega de bolas do Programa Bola 50, através da Secretaria de Ação Governamental, Esporte, Juventude, Cultura e Turismo para todas as escolas do município.
Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-prefeito Ayrton Senna.
#Educação 20/07/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Entrega de alimentos não perecíveis Na manhã desta quinta-feira, por meio dos policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) através da Secretaria de Educação com total apoio do Governo “A Força Que Vem do Povo”, prefeito Claudenilton, Vice Senna, fizeram a entrega de alimentos não perecíveis para famílias do município de Dep. Irapuan Pinheiro.
A arrecadação de alimentos aconteceu com o envolvimento dos alunos Proerd.
Neste sentido a PM, procura mostrar sua preocupação com o bem estar do cidadão e seu envolvimento com as situações cotidianas na comunidade, além de despertar nos novos cidadãos a consciência de ajudar o próximo.
#Educação 30/06/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE DEP. IRAPUAN PINHEIRO, FAZ CONVÊNIO COM A FACULDADE ESTÁCIO. A Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro, celebrou um CONVÊNIO com a Faculdade Estácio - Polo EaD Solonópole, onde todos os funcionários efetivos, contratados e comissionados, além de seus dependentes terão direito 40% de desconto em todas as mensalidades em todos os cursos de GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.
A realização da entrega do convênio aconteceu nesta sexta-feira, na III Conferência Municipal da Educação, e foi entregue nas mãos do prefeito municipal, Claudenilton Pinheiro.
Aproveite a oportunidade e realize seu sonho de cursar uma FACULDADE, onde seu diploma é reconhecido no país inteiro.
#Educação 29/06/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de junho de 2018, a Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna , Através da Secretaria da Educação realizou a 3ª Conferência Municipal da Educação, que teve como tema principal "A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direto à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica."
Foi realizada uma palestra versando sobre o tema da CONAE 2018 - que teve como palestrante a professora Eleneuda de Sousa. Logo depois foram divididos em 8 eixos para debaterem a sistematização das emendas de cada eixo. Na oportunidade aconteceu a eleição dos delegados para etapa Estadual da 3ª CONAE.
#Educação 28/05/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO LANÇAMENTO DO PADIN Nesta segunda-feira (28/05) aconteceu no Centro de Assistência Social (CAS) através da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN). O objetivo do projeto é formar competências familiares necessárias para garantir o bem estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância.
Serão realizadas visitas domiciliares e encontros comunitários para o acompanhamento e orientação dos pais e/ou os cuidadores (pessoas que passam mais tempo com a criança – por exemplo, irmãos, tios ou avós). As visitas domiciliares serão realizadas por professores denominados Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) e pelos supervisores, de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento da criança.
Na oportunidade foi realizada a entrega de kits com livros e outros matérias para os agentes de desenvolvimento infantil utilizarem nas suas visitas as famílias atendidas pelo programa no município.
#Educação 18/05/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DEP. IRAPUAN PINHEIRO GANHA PRÊMIOS ESCOLA NOTA 10 O Prefeito Claudenilton juntamente com o Secretário de Educação, Amadeu Erico, técnicos da Secretaria de Educação, diretores e professores do Ensino Fundamental de Dep. Irapuan Pinheiro receberam nesta quinta - feira, 17, no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza, o Prêmio Nota 10, promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).
Uma iniciativa que busca promover o reconhecimento pedagógico, divulgando e premiando os trabalhos das escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizado.
O Prêmio Escola Nota Dez tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, servindo como estímulo ao desenvolvimento da excelência no âmbito do Sistema Público de Ensino no Estado. O intuito é oportunizar às escolas premiadas o desenvolvimento de ações de cooperação técnico pedagógico às escolas com menores resultados e estimular as escolas premiadas a manter um trabalho de qualidade educacional.
As escolas premiadas do município foram a E.E.B. Francisca Josué de Souza Carneiro (Sede) e a E.E.B. Joaquim Napoleão Pinheiro (Betânia).
Esses Prêmios fortalecem a busca pelo alcance de bons resultados. E, isso mostra a valorização dos nossos profissionais da educação, como os nossos diretores, coordenadores e professores, entendendo o engajamento de todos e a importância da aquisição do processo de aprendizagem das nossas crianças.
#Educação 12/04/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA DE BRINQUEDOS DA BRINQUEDOCRECHE Aconteceu nesta quarta-feira, 11 de abril de 2018, a Entrega de Brinquedos, que irão compor a brinquedocreche da Creche Talita Andrade Pinheiro, doados pelo Governo do Estado do Ceará, representado pela técnica do Estado Carine Cunha.
É através do brinquedo que a criança pode desenvolver a sua parte cognitiva, propondo um mundo imaginário, fazendo com que a mesma os incorpore, reproduzindo não apenas objetos, mas uma totalidade social, pois o brinquedo é a forma de fotografar a realidade.
#Educação 15/12/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMATURA DO ABC I.E.I TALITA DE ANDRADE Nesta quarta-feira aconteceu a formatura do ABC do Instituto Educacional Infantil Talita de Andrade. O evento garantiu, uma grande confraternização entre os alunos, seus professores e familiares. No decorrer das cerimônias, todos os formandos em clima de grande emoção, receberam de forma simbólica seus certificados escolares. Todas as cerimônias realizadas foram cobertas de emoção, cores e muito brilho por parte dos formandos. As cerimônias contaram com a presença do Prefeito Municipal Claudenilton Pinheiro e de diversas autoridades de Dep. Irapuan Pinheiro, dos diretores, coordenadores e professores de todas as escolas irapuenses.
#Educação 20/11/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Alunos de Dep. Irapuan Pinheiro são agraciados com medalhas de Bronze na Capital do estado Neste sábado, 18/11, a Administração, "A Força que vem do Povo", Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna através da Secretaria de Educação Básica, enviou dois de seus alunos a capital Fortaleza. Aglivan Júnior e Fábio Jorge, alunos da Escola Rosa Cândida e Escola Francisca Josué de Souza Carneiro, respectivamente, participaram na manhã deste sábado, da Solenidade de Certificação da OBMEP na UFC, ambos foram agraciados com medalhas de bronze. Parabéns aos alunos, as Escolas e a todos que contribuem para a construção de uma Educação de qualidade.
#Educação 20/09/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUAÇÃO REALIZA PALESTRA VOLTADA PARA OS GESTORES ESCOLARES A Administração " A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton Pinheiro e Vice-Prefeito Airton Senna, através da Secretaria de Educação Básica em parceria com o SESC, realizou nessa terça-feira, (19/09), uma palestra voltada para os Gestores Escolares. A palestra teve como tema: Gestão Escolar com foco na Aprendizagem. O Secretário Amadeu Érico deu início aos trabalhos agradecendo a parceria do SESC com o município de Dep. Irapuan Pinheiro e enfatizando a importância de promover momentos de reflexão na busca de melhorar cada vez mais a nossa educação, visto que o cenário educacional exige dos sujeitos envolvidos, mudanças e adaptações constantes. Os representantes do SESC, Elisângela e Raimundo Neto, deram continuidade aos trabalhos contemplando o tema da palestra de maneira dinâmica e atrativa.
#Educação 07/09/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FESTIVAL ESTUDANTIL 2017 Na manhã desta quinta-feira (07/09) foi dado início ao Festival Estudantil 2017 através da Secretaria da Educação. A programação deu-se início com o Hasteamento das Bandeiras e a execução dos hinos no Paço Municipal, contamos também com uma belíssima apresentação de um poema das crianças da Creche Talita Andrade sobre a Independência do Brasil. Logo após a programação acontecerá na quadra poliesportiva da sede com a final dos jogos masculino e feminino de futsal, e atividades pedagógicas, seguindo a programação do Festival Estudantil 2017, teve a final do Futsal Feminino e Masculino, soletrando, escolha do Rei e da Rainha Estudantil, e várias premiações (concurso literário, logomarca da Secretaria de Educação e campeões e vice-campeões do futsal).
Estiveram presentes o Prefeito Claudenilton Pinheiro, o Vice-Prefeito Ayrton Senna, os vereadores Valdeci da Silva, Claudenisio Pinheiro, Francisco Rolim (Louro), Clair Moreira, Ilcivan Maciel e Uésio Moreira, os Secretários e suas respectivas equipes.
www.irapuanpinheiro.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:52:34