CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Abril Azul - Cada sorriso conta uma historia Concientização ao Autismo - Faça parte da nossa história
#Saúde 05/03/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Março Lilás e Amarelo: momento de refletir sobre o impacto do câncer do colo do útero e da endometriose. O câncer do colo do útero é o segundo mais comum, com o Ceará ocupando a terceira posição em incidencia.
#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA DA SAÚDE O mês de Fevereiro é dedicado à campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”. Essa campanha tem como objetivo a conscientização ao combate e o apoio às pessoas diagnosticadas com Lúpus, Fibromialgia e mal de Alzheimer (Roxo) e Leucemia Crônica (Laranja).
#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA DA SAÚDE DEP. IRAPUAN PINHEIRO segue avançando nos indicadores do Previne Brasil. O Governo Municipal de Dep. Irapuan Pinheiro, expressa aqui o seu reconhecimento a todos os profissionais que atuam diuturnamente para ofertar o melhor da saúde.
#Saúde 09/01/2024 SECRETARIA DA SAÚDE Janeiro Branco, mês de conscientização para cuidar da Saúde Mental. Quem dedica atenção à mente, está investindo no bem-estar integral.
#Saúde 07/12/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Na campanha Dezembro Vermelho, conscientizamos sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Vamos promover a importância do preservativo, incentivando práticas seguras e cuidado com a saúde íntima. Juntos, construímos um futuro mais saudável e seguro para todos.
#Saúde 07/12/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Para entrar em contato com o hospital, a partir de agora, é só chamar pelo novo número: (88) 98812-5780 Hospital Municipal São Bernardo
#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Novembro é o mês de dedicação especial à saúde dos homens. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país
#Saúde 03/10/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Outubro Rosa é uma campanha anual realizada em outubro, com a intenção de alertar sobre o diagnostico do câncer de mama A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde
#Saúde 21/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos de história, e isso merece destaque. Graças a este programa, conquistamos vitórias incríveis, como a erradicação de doenças como a varíola e a poliomielite, que tanto afligiram o mundo.
#Saúde 21/09/2023 SECRETARIA DA SAÚDE A Gestão está disponibilizado pela primeira vez em Dep. Irapuan Pinheiro uma médica Pediatra. Estamos trazendo cada vez mais alternativas para facilitar a vida da população no uso dos serviços públicos de saúde em Irapuan.
#Saúde 31/08/2023 SECRETARIA DA SAÚDE O Dia Nacional do Combate ao Fumo tem como principal objetivo informar e conscientizar a população sobre esse vicio A (OMS) considera o tabagismo uma pandemia, pois é a principal causa de morte evitável no mundo, com aproximadamente 8 milhões de óbitos por ano, no mundo todo.
#Saúde 31/08/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Se precisar, peça ajuda! É importante falar sobre o assunto. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda.
#Saúde 01/08/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Agosto Dourado e Lilás Agosto Dourado para lembrar da importância do aleitamento materno e Agosto Lilás para enfatizar a importancia da proteção e garantia dos diretios das mulheres.
#Saúde 27/07/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Marcasse o exame ou consulta, mas não vai poder ir na data ou hora combinada? Entra em contato com até quatro dias de antecedência para cancelar ou reagendar, assim tua vaga pode ser direcionada para outra pessoa.
#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Julho Amarelo: Previna-se das Hepatites Virais! ???? As hepatites virais são um problema sério de saúde pública e merecem nossa atenção.
#Saúde 05/04/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Abril é um mês de apoio a várias causas que precisam da nossa atenção. Abril Azul- Mês da Conscientização do Autismo. Abril Verde- Mês Dedicação a Prevenção de Acidentes de Trabalho.
#Saúde 05/04/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Dia Internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) A data, criada em 2008 pela (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo.
#Saúde 14/03/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Março Lilás é um mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero. A campanha alerta as mulheres sobre a importância dos cuidados e exames periódicos para o diagnóstico precoce da doença, possibilitando um tratamento muito mais eficaz.
#Saúde 01/02/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Mais um momento alusivo voltado aos cuidados com a saúde referente ao mês de fevereiro diz respeito a campanha Fevereiro A cor roxa refere-se a conscientização sobre lúpus, mal de Alzheimer e a fibromialgia. Já a cor laranja está voltada para alertar a todos sobre a leucemia.
#Saúde 01/02/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e da febre amarela urbana. Com a chegada do período de chuvas, o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta. Você precisa redobrar
#Saúde 20/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Modernização! A Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro entregou 27 tablets para os Agentes de Saúde A Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro entregou 27 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o propósito de informatizar e intensificar o trabalho domiciliar.
#Saúde 19/07/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Falar de Saúde nunca é D+…. e se o tema for vacinação, aí sim! É mais IMPORTANTE AINDA. A 3º e 4º dose são essenciais para garantir a segurança da sua saúde contra a covid-19.
#Saúde 26/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dia D da Saúde do Homem

Hoje foi realizado o dia D da Saúde do Homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atualização do cartão vacinal, bem como promoção da saúde com orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Não deixe o preconceito ser maior que o cuidado com sua saúde. Previna-se!

#Saúde 12/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Multirão de cirurgias odontológicas.

A Secretaria da Saúde realizou ontem (11/11) mais um multirão de cirurgias odontológicas em nossa cidade. Mais de 30 pacientes foram atendidos, são pessoas que agora tem um motivo a mais para sorrir.

A saúde pública está acontecendo de verdade e o trabalho irá continuar cada vez mais!

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Ações do Programa Saúde na Escola

Nessa ultima terça-feira (09), a equipe odontológica da Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro realizou uma ação de promoção e avaliação para alunos das escolas de ensino fundamental do município. Dentre às ações oferecidas pelos cirurgiões dentistas estavam à aplicação de flúor e orientações para uma boa higienização bucal.

A ação de prevenção e saúde bucal tem como objetivo principal realizar um levantamento sobre risco de cárie e incentivar as crianças e jovens a cuidarem do seu sorriso por meio da realização de rodas de conversas e orientações individuais às crianças.

#Saúde 08/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro realiza dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos.

Dep. Irapuan Pinheiro realiza dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos.

A Secretaria da Saúde realizou no ultimo sábado, 06 de novembro, o dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Os pontos de vacinação foram a Praça Matriz e o SAAE na sede do município e as praças dos distritos de Baixio e Betânia.

#Saúde 06/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza homenagem para os ACS's e ACE's.

A Secretaria Municipal da Saúde, realizou na ultima sexta-feira, 05 de novembro, uma comemoração referente ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias. A comemoração contou com um café da manhã e entrega de kits contendo fardamentos e outros equipamentos de trabalho.

Estiveram presentes o Prefeito Gildecarlos Pinheiro; a Secretária da Saúde, Vângela Nunes; a secretária adjunta, Camila Carlos e a Coordenadora da Imunização e Epidemiologia, Andriela Pinheiro.

Em suas falas os gestores fizeram agradecimentos pelos serviços prestados pelos servidores e firmaram compromisso com as categorias.

#Saúde 01/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE UBSs realizam mutirões de coletas de exame citopatológico do colo uterino como programação do Outubro Rosa.

Unidades Básicas de Saúde realizam mutirões de coletas de exame citopatológico do colo uterino como programação do Outubro Rosa.

Na semana de 20 a 27 de Outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram mutirões de coleta do exame citopatológico do colo uterino em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de colo de útero e mama.

Contamos com a colaboração de toda a equipe juntamente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na mobilização das mulheres em idade fértil, da faixa etária de 25 a 64 anos, assim como se preconiza o Ministério da Saúde, para o rastreamento de possíveis alterações.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Encerramento da X Semana do Bebê de Dep. Irapuan Pinheiro.

A Secretaria da Saúde, realizou na manhã de ontem, 19 de outubro, o encerramento da X Semana do Bebê de Dep. Irapuan Pinheiro, em parceria com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social.

O momento contou com a participação de crianças, mães, pais, gestantes e puérperas. Na ocasião ocorreram desfiles, escolha dos bebês e crianças modelos, miss gestante, entrega de prêmios, sorteio de brindes e escolha do Bebê Prefeito 2021 (último bebê nascido no município).

O Prefeito Gildecarlos Pinheiro, juntamente com a Secretária de Saúde, Vângela Nunes e a Articuladora do Selo Unicef, Gerlania Almeida, agradeceram a participação de todos os envolvidos na Semana de atividades que foi sucesso.

O Prefeito ainda destacou a grande contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, e demais equipes de saúde que fizeram o momento se tornar ainda mais enriquecedor, com a mobilização da população.

#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE X Semana do Bebê as Unidades Básicas de Saúde

Na X Semana do Bebê as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estão realizando rodas de conversa com gestantes, puérperas e mães de crianças de 0 a 2 anos de idade, voltadas para o incentivo ao aleitamento materno, alimentação e saúde bucal infantil.

A Secretária da Saúde conta com a participação dos Enfermeiros, Cirurgiões Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde na divulgação, mobilização e realização das atividades e em parceria com a Secretaria de Educação, se fez presente a Nutricionista Hortência, levando informações valorosas para todas as participantes.

É a gestão De mãos dadas com o Povo e a Secretaria Municipal da Saúde fazendo o melhor para todos!

#Saúde 17/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Nacional de Multivacinação em Dep. Irapuan Pinheiro.

A Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro realizou no dia de ontem, 16 de outubro, o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes com até 15 anos que não estavam vacinados ou estavam com esquemas vacinais incompletos.

Vale lembrar que a campanha se estende até o dia 29 de outubro, então caso você tenha perdido ou saiba de alguém que necessite, não fique de fora.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Dia D será 16 de outubro, entretanto a campanha se estende até o dia 29. Proteja nossas crianças e adolescentes.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Abertura da Semana do Bebê em Dep. Irapuan Pinheiro.

A Semana do Bebê ocorrerá em Deputado Irapuan Pinheiro entre os dias 13 e 19 de outubro. Nesta edição, a programação terá como o tema "Cuidar da primeira infância, para um desenvolvimento saudável".

Na noite ontem, 13 de outubro, foi realizada a abertura oficial da Semana do Bebê em uma LIVE, com a presença do Prefeito Gildecarlos Pinheiro; Secretária da Saúde, Vângela Nunes e a Articuladora do Selo Unicef, Gerlânia Almeida.

O momento também contou com a benção comunitária ministrada pelo Pr. Luís Feliz, representando o segmento evangélico do município e o Pároco da paróquia de N. Sra. da Conceição, Padre Henrique Teixeira.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE ACEs de Dep. Irapuan Pinheiro recebem kits com bolsa, novo fardamento e equipamentos.

A Secretária da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro, Vângela Nunes, realizou na manhã dessa quinta-feira, 14 de outubro, a entrega de Kits para os Agentes Comunitários de Endemias.

No kit estão inclusos bolsa, boné, chapéu, blusas, calça, jaleco, óculos, luvas e botas. Para a Secretária Vângela essa ação é muito importante para motivar os servidores da endemias e também dar melhor condições de trabalho e segurança.

#Saúde 11/10/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretária da Saúde, Vângela Nunes participa de Seminário APS Integrando Responsabilidades Tripartite.

Nos dias 07 e 08 de Outubro, ocorreu em Fortaleza-Ce, o seminário APS : Integrando responsabilidades tripartite realizado pelo COSEMS CE com a participação dos gestores municipais de saúde e técnicos municipais do Estado do Ceará, no qual a Secretária de Saúde, Vângela Nunes esteve presente.

Durante os dois dias de evento estiveram os palestrantes do Ministério da Saúde, Conass, Cosems e SESA que foram abordadas pontos importantes da Atenção Primária em Saúde, com uma ampla discussão sobre Previne Brasil, Provimentos de Médicos, Financiamento, Captação de Recursos e Estratégia de Vacinação tendo em vista todo cenário em que o Estado se encontra.

Foi um momento de grande valia, gratidão, aprendizagem e partilhas. FAZENDO O SUS ACONTECER.

#Saúde 24/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro vacinou 6.630 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral acima de 12 anos contra a COVID

Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 6.630 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral acima de 12 anos contra a COVID-19.

A Secretaria da Saúde recebeu 11.162 doses e já aplicou 10,572 ou seja, 94,71% das doses recebidas.

NOTA: A Secretaria da Saúde informa que a maioria das doses ainda não aplicadas são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 23/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar a nossa sociedade sobre a importância da prevenção do suicídio e do cuidado com a saúde. Durante essa semana, várias atividades estão sendo desenvolvidas para discutir essa temática.

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, ocorreu uma Roda de Conversa com os profissionais do município, no qual os psicólogos Bruna do Vale, Jair Nogueira e Pamela Nunes explanaram sobre o suicídio, Epidemiologia no Brasil e no mundo, fatores de risco e de proteção, suicídio na pandemia, estratégias de prevenção e autocuidado.

O momento ainda contou, com uma acolhida com os profissionais, com o objetivo de expressarem seus medos e sonhos, além de uma discussão sobre a importância do cuidado em saúde mental.

#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro entrega de Próteses Dentárias.

O Programa Brasil Sorridente constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

A Prefeitura Municipal de Deputado Irapuan Pinheiro, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde beneficia a população com a entrega de próteses dentárias do distrito de Betânia, devolvendo a estética bucal, trazendo a satisfação e auto estima dos nossos munícipes.

Acompanharam as entregas o Prefeito Gildecarlos Pinheiro e a Secretária da Saúde, Vângela Nunes. É a Gestão de Mãos dadas com o povo fazendo e priorizando quem mais necessita.

#Saúde 05/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro adquire mais uma ambulância para atender à população.

Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro adquire mais uma ambulância para atender à população. Além dessa ambulância, outra já havia sido entregue para a saúde do nosso Município.

Para a secretária de Saúde, Vangela Nunes, a ambulância representa a importância dos cuidados que a gestão atual tem com a saúde dos Irapuenses. O Prefeito Gildecarlos Pinheiro ressaltou a importância da ambulância para melhorar cada vez mais a saúde do nosso Município.Vamos proporcionar uma melhor qualidade de vida ao nosso povo, afirmou o Prefeito.

#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro iniciou a vacinação de jovens e adolescentes com idade de 17 anos

A Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro iniciou no dia de ontem, 31/08, a vacinação de jovens e adolescentes com idade de 17 anos cadastrados no site Saúde Digital do Governo do Ceará.

A vacinação do grupo de 12 a 17 anos é concomitante com a de maiores de 18 anos. Portanto, o avançar das idades é de acordo com o recebimento de remessa para qual é destinada.

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a secretaria de saúde em articulação com o selo unicef, fez um momento com as gestantes do município, que contou com a presença do prefeito Gildecarlos Pinheiro, a secretária de saúde Vângela Nunes, a secretária adjunta Camila Carlos, a coordenadora da atenção básica Genielly Albuquerque, os enfermeiros das unidades de saúde e agente comunitária de saúde.

A secretária de saúde enfatizou a importância da amamentação na primeira infância. Na oportunidade a enfermeira Isla Carla juntamente com a coordenadora da atenção básica, fizeram uma roda de conversas com as gestantes incentivando o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade podendo ser estendido até os 2 anos ou mais, conforme orientação do Ministério da Saúde, vantagens para a mãe e bebê, pega correta e uso da almofada de amamentação.

#Saúde 29/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 5.915 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.

Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 5.915 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.

A Secretaria da Saúde recebeu 9.393 doses e já aplicou 8.652, ou seja, 92,11% das doses recebidas.

NOTA: A Secretaria da Saúde informa que a maioria das doses ainda não aplicadas são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 26/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Jovens e adolescentes a partir de 12 anos devem cadastro para tomar vacina contra a covid-19.

Chegou a sua vez!

Já está liberado para jovens e adolescentes a partir de 12 anos realizarem o cadastro para tomar vacina contra a covid-19.

#Saúde 25/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE A idade de vacinação a contra a Covid-19 em Dep. Irapuan Pinheiro baixou.

A idade de vacinação a contra a Covid-19 em Dep. Irapuan Pinheiro baixou. Já iniciamos a faixa etária de 21 anos. Prepare o braço que tem vacina.

Caso você não tenha sido convocado ainda, aguarde o contato do seu Agente Comunitário de Saúde, ninguém ficara de fora. #VacinaParaTodos

#Saúde 20/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 5.553 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.

Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 5.553 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.

A Secretaria da Saúde recebeu 8.885 doses e já aplicou 8.148, ou seja, 91,71% das doses recebidas.

NOTA: A Secretaria da Saúde informa que a maioria das doses ainda não aplicadas são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 18/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro está entre as 49 cidades do Ceará com mais de 50% da população vacinada com a primeira dose.

Dep. Irapuan Pinheiro é destaque mais uma vez em vacinação contra a Covid-19. Dessa vez o município apareceu em uma matéria do Jornal Diário do Nordeste, entre os 49 municípios do Ceará que já vacinaram mais de 50% da população geral.

Isso é fruto de um trabalho intenso da gestão municipal por meio da Secretaria de Saúde e todos os servidores que estão se dedicando para ver nossa população 100% vacinada.

#Saúde 17/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Reunião com a coordenadora da ADS de Iguatu, Kátia Rangelly.

Na tarde de ontem, 16 de Agosto, a equipe da secretaria municipal de saúde e das unidades básicas de saúde estiveram reunidas com a coordenadora da ADS de Iguatu, Kátia Rangelly e as residentes em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, para juntos traçarmos medidas de organização e desempenho da assistência em saúde prestada aos nossos munícipes e o fortalecimento da atenção primária à saúde e com isso, melhorar os principais indicadores de saúde do programa Previne Brasil.

Também esteve presente, o prefeito Gildecarlos, que enalteceu o trabalho realizado pelas equipes de saúde da família como também se dispôs em ajudar no que for necessário para o alcance das metas.

#Saúde 11/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro avança na vacinação contra a Covid-19.

Dep. Irapuan Pinheiro avança na vacinação contra a Covid-19. Já iniciamos a faixa etária de 29 anos. Prepare o braço que tem vacina.

Caso você não tenha sido convocado ainda, aguarde o contato do seu Agente Comunitário de Saúde, ninguém ficara de fora. #VacinaParaTodos.

#Saúde 11/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro inicia vacinação de pessoas com idade acima de 29 anos.

A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro por meio da Secretaria da Saúde continua avançando com a vacinação contra a Covid-19. No dia de ontem, 10 de agosto, foram vacinadas pessoas com idade acima de 29 anos.

Importante ressaltar que toda população será vacinada de acordo com a quantidade de doses que o município for recebendo do Governo do Estado. As pessoas que ainda não se vacinaram, devem aguardar o contato do seu Agente Comunitário de Saúde.

#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - HOSPITAL MUNICIPAL SÃO BERNARDO.

O Hospital Municipal São Bernardo vem por meio desta nota, fazer um esclarecimento em virtude de alegações inverídicas que circulam no Facebook, sobre a falta de alimentação na rede de atendimento H.M.S.B.

Nós dispomos de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, alimentação esta que é servida para pacientes, acompanhantes e funcionários. Seguimos com total transparência e disponíveis para solucionar qualquer dúvida.

#Saúde 31/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretária da Saúde, Vângela Nunes, participa de encontro de capacitação aos gestores municipais da saúde.

A Secretária Municipal da Saúde Vângela Nunes, esteve presente nessa sexta-feira, 30/07, em um importante encontro de capacitação aos gestores municipais da saúde, encontro presencial promovido pela entidade COSEMS-CE , a reunião trouxe um momento de explanação entre secretários de saúde, onde foram apontadas as dificuldades encontradas pelos municípios em relação a temas como vacinas, representatividade em instâncias colegiadas e qualificações consideradas com linha voltada para o programa Previne Brasil e Digisus , encontro produtivo, a secretária ressalta a importância do encontro e do fortalecimento das políticas públicas da saúde focalizada para os municípios, externou cordial agradecimento a equipe COSEMS por todo apoio durante a jornada de trabalho, no encontro se fez presente os Secretários da Saúde da ADS do Cariri.

#Saúde 20/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Principais ações da Secretaria da Saúde nos primeiros 6 meses de Gestão.

AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

- Inspeção Sanitária nos estabelecimentos da saúde;

- Decretos Municipais ao combate à Covid-19;

- Isolamento de casos positivos para a covid-19 bem como os contatos domiciliares;

- Visitas aos estabelecimentos municipais explicando o funcionamento dos mesmos, após os decretos serem publicados;

- Pulverização de locais com maior fluxo de pessoas (Casas lotéricas, banco, igrejas, templos, comércio em geral, unidades básicas de saúde, hospital);

- Análise de água para consumo humano;

- Cadastro de estabelecimentos;

- Emissão de Alvará Sanitário;

- Instauração de processo administrativo sanitário;

- Conclusão de processo administrativo;

- Atividade educativa para a população e setor regulado;

- Recebimento e atendimento às denúncias e reclamações.

AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO (VACINAÇÃO)

- Realização de 3 DIA D com realização de mais de 300 doses em cada um contra covid-19;

- Destaque na 18ª ADS (área descentralizada de saúde) estando entre os 3 municípios que

vacinaram mais de 40% da população adulta até o dia 22 de junho;

- Após realizar 100% das primeiras doses, recebemos antecipação de doses por estar com o estoque de vacinas contra covid zerado;

- Realização do arraiá da esperança para vacinação do público geral;

- Execução de duas Campanhas concomitante (Influenza e Covid-19);

- Mutirão para auxiliar no cadastramento das pessoas no Saúde Digital.

ATENDIMENTOS - CLÍNICA DE FISIOTERAPIA

- Traumatologia: 586 atendimentos;

- Neurologia: 32 atendimentos;

- Pediatria: 82 atendimentos;

- Respiratórios (pós covid): 532 atendimentos;

TOTAL: 1232 ATENDIMENTOS.

NOVA CASA DE APOIO

- Abertura em: 06 de Junho de 2021;

- 103 pessoas já foram beneficiadas.

EXAMES E CONSULTAS ESPECIALIZADAS

- Parceria com a Policlínica Regional e demais equipamentos de saúde da região, foram

realizados aproximadamente 1000 atendimentos à população, entre exames e consultas

especializadas.

ATENDIMENTOS DO HOSPITAL MUNICIPAL

- Consultas Médicas: 8.627

- Pequenas Cirurgias: 56

- Observações: 190

- Observações Covid-19: 182

- Internações Clínica Médica: 85

- Internações Covid-19: 106

- Exames Labor

#Saúde 14/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinação contra Covid-19 avança em Dep. Irapuan Pinheiro.

A Prefeitura de Dep. Irapuna Pinheiro por meio da Secretaria da Saúde continua avançando com a vacinação contra a Covid-19. No dia de ontem, 13 de julho, foram vacinadas pessoas com idade acima de 37 anos.

Importante ressaltar que toda população será vacinada de acordo com a quantidade de doses que o município for recebendo do Governo do Estado. As pessoas que ainda não se vacinaram, devem aguardar o contato do seu Agente Comunitário de Saúde. Confira as imagens:

#Saúde 14/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha vacinação solidária em Dep. Irapuan Pinheiro.

A Prefeitura de Deputado Irapuan Pinheiro, iniciou no dia de ontem, 13 de julho, a entrega das primeiras cestas básicas arrecadadas através de doações da Campanha Vacinação Solidária.

A Campanha ‘Vacinação Solidária' é uma ação da Prefeitura Municipal de Irapuan Pinheiro em uma parceria com o Governo do Estado do Ceara.

Os alimentos entregues foram frutos de doações de pessoas que receberam suas vacinas contra a covid-19. Foram entregues as cestas a famílias nos sítios Jatobá,Manissonbra e Bananeiras.

Participaram da Ação a Secretaria de Governo Lena Pinheiro, o Secretário de Agricultura Carlos Filho, Ricely Chefe de Gabinete e Raimundo Cesar Diretor de Cultura.

O prefeito Gildecarlos segue empenhado em construir políticas de assistências para a população mais vulnerável de nosso município.

Confira algumas imagens:

#Saúde 03/07/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Município de Deputado Irapuan Pinheiro não possui vacinas com doses vencidas.

A secretaria de saúde de Deputado Irapuan Pinheiro vem por meio desta esclarecer que em nenhum momento foi feito vacina vencida no município. As vacinas passam por controle rigoroso de validade para garantia de que nao haja comprometimento ou perda.

Todas as doses astrazeneca com lote 4120Z005 recebidas foram feitas em tempo oportuno. Informamos ainda que o frasco contem 5 doses, então não é possível que apenas uma dose esteja vencida, portanto, o único registro a qual se referiu a reportagem dos jornais O Povo e Folha de São Paulo se deu devido a um equívoco de digitação no sistema de registro das doses realizadas.

Reforçamos que todas as vacinas são feitas respeitando todas as orientações técnicas do Fabricante e do Ministério da Saúde e assim que recebidas são administradas em tempo hábil, não ficando em estoque.

#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro está com 100% das D1 da vacina contra a Covid-19 aplicadas.

O município de Dep. Irapuan foi destaque no estado do Ceará aparecendo entre os 38 município que estão com estoque zerado para D1 de vacinas contra a Covid-19. Por ter alcançado esse feito o município irá receber a antecipação de doses.

"Nossa equipe está focada no compromisso de vacinar toda a população. Somos muito gratos pelo apoio do Prefeito Gildecarlos Pinheiro com todo logística e a pela dedicação de nossa equipe de Saúde que não tem medido esforços". Frisou a Secretária da Saúde, Vângela Nunes.

#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE A Secretária da Saúde, Vângela Nunes e Prefeito Gildecarlos se reunem com equipe de vacinadoras.

Na tarde de ontem, 29 de junho, a Secretária da Saúde, Vângela Nunes e o Prefeito Gildecarlos Pinheiro estiveram reunidos com as técnicas de enfermagem que fazem parte da equipe de vacinação contra a Covid-19.

Na ocasião foi possível agradecer pessoalmente a todas as servidoras que estão se dedicando ao máximo para que possamos alcançar os resultados esperados. "Esse momento de reconhecimento foi muito importante para para nossas vacinadoras que juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, tem desempenhado um papel muito fundamental". Destacou a Secretária Vângela Nunes.

Também estiveram presentes a Coordenadora da Epidemiologia e Imunização, Andriela Pinheiro e a Coordenadora da Atenção Primária, Genielly Albuquerque.

#Saúde 28/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde fortalece ações e estratégias da Atenção Primária em Saúde para Dep. Irapuan Pinheiro.

Na ultima sexta-feira, dia 25 de Junho, a Coordenadora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro, Genielly Albuquerque e a Técnica Celestina Gonçalves, estiveram em reunião na sede da Área Descentraliza de Saúde - ADS de Iguatu.

Na ocasião foram recebidas pela senhora Regina Celia e trataram de assuntos relacionados ao fortalecimento das ações e estratégias da Atenção Primária em Saúde para o município.

#Saúde 23/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro vacina 376 pessoas em apenas uma manhã. O município tem mais de 40% da população adulta vacinada.
#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Arraiá da Esperança - Mutirão de vacinação contra a Covid-19.

Alô Irapuan, a gestão de mãos dadas com povo Prefeito Gildecarlos e Vice Louro, realizam através da secretaria de saúde o Arraiá da Esperança!

É isso mesmo, a vacina contra Covid-19 será estilo festa junina com agendamento feito pelo agente comunitário de saúde, tanto para pessoas com comorbidades quanto público geral. Na faixa etária de 40 a 59 anos. As pessoas devem levar RG e CPF. Vai ser na quadra da escola do ensino médio a partir das 9horas!

Para completar a festa contamos com sua ajuda na campanha vacinação solidária, leve um kg de alimento e e nos ajude nessa luta contra a fome!

Viva São João e Viva a vacina!??

#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro alcançou a marca de 4.450 pessoas cadastradas no site saúde digital em apenas 4 dias.

O município de Dep. Irapuan Pinheiro alcançou a marca de 4.450 pessoas cadastradas no site saúde digital em apenas 4 dias.

O cadastro contra a Covid-19 está a todo vapor. Não fique de fora.

Realize seu cadastro no site: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br ou procure um ponto de atendimento.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 3.177 pessoas contra a COVID-19.

Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 3.177 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.

A Secretaria da Saúde recebeu 4.764 doses e já aplicou 4.400, ou seja, 92,32% das doses recebidas.

NOTA: A Secretaria da Saúde informa que a maioria das doses ainda não aplicadas são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#Saúde 20/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Ao todo já temos 683 irapuenses recuperados.

Geralda Alda (Aldinha), 80 anos, moradora do Distrito de Aurora, venceu a COVID-19.

Ao todo já temos 683 irapuenses recuperados. Faça sua parte e colabora com a luta contra o coronavírus. Juntos nós venceremos. #VaiDarCerto.

#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Baixou a faixa etária de cadastro contra a Covid-19 com idade de 17 a 12 anos.

Baixou a faixa etária de cadastro contra a Covid-19 com idade de 17 a 12 anos.

Realize seu cadastro no site:

vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Não consegue fazer sozinho?

Nós vamos te ajudar.

LOCAIS DE CADASTRAMENTO:

- Secretaria de Ação Governamental

- Secretaria de Ouvidoria e Controladoria

- Secretaria de Saúde

- Ou com seu Agente Comunitário de Saúde

Horário de Atendimento.

Das 8h às 11:30 e das 13h às 17h.

As ações estão sendo realizadas com apoio da Secretaria da Educação e da Assistência Social.

#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 2.977 pessoas das 4 fases prioritárias e população geral contra a COVID-19.
#Saúde 17/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Locais de cadastramento para tomar vacina contra a Covid-19 já estão em funcionamento.

Não perca tempo, separa a roupa, faz o cadastro e prepara o braço. Se você está com dificuldade de realizar seu cadastramento para tomar a vacina contra a Covid-19, procure um de nossos pontos de atendimento e garanta suas doses.

LOCAIS DE CADASTRAMENTO:

Secretaria de Ação Governamental

Secretaria de Ouvidoria e Controladoria

Secretaria de Saúde

Ou com seu Agente Comunitário de Saúde

Horário de Atendimento.

Das 8h às 11:30 e das 13h às 17h.

As ações estão sendo realizadas com apoio da Secretaria da Educação e da Assistência Social.

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Mutirão de cadastramento para vacinação contra covid-19.

Secretaria de Saúde realizará o cadastramento no sistema do Saúde Digital para todas as pessoas com idade entre 18 e 59 anos que ainda não se cadastraram.

O cadastro é obrigatório para vacinação.

Dias: 15 e 16 de junho

08hs às 11h e de 14h as 16h

Pontos de cadastro:

Distrito de Betânia

- E.E.B Joaquim Napoleão Pinheiro

Distrito de Baixio

- E.E.B Joao Batista da Silva

Sede

- CAS (antigo csu)

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dados da Secretaria da Saúde mostram a eficácia do lockdown em Dep. Irapuan Pinheiro.

No dia 15 de maio o Comitê Municipal de enfrentamento a Covid-19 de Dep. Irapuan Pinheiro, diante dos altos índices de contaminação com o coronavírus decidiu adotar medidas de isolamento social rígido, conhecidas popularmente como lockdown.

Após quase um mês, já com a reabertura progressiva do comércio é possível ver os resultados.

- No dia 19 de maio foram registrados 69 CASOS ATIVOS, no dia 13 de junho o número caiu para apenas 05, ou seja, uma redução de 92,7% dos casos ativos no município.

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Nota de repúdio do Hospital Municipal São Bernardo.

Nota de repúdio do Hospital Municipal São Bernardo.

#Saúde 13/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE COMUNICADO - Decreto Municipal n° 032/2021

COMUNICADO

Informamos que o Decreto Municipal n° 032/2021 permanecerá vigente até o dia 14 de junho, em virtude da reunião que ocorrerá com o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Dep. Irapuan Pinheiro para posteriores decisões.

#Saúde 10/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dep. Irapuan Pinheiro iniciou vacinação da população geral com idade entre 59 e 58 anos.

Foi iniciada na manhã dessa quinta-feira (10/06) a vacinação contra a Covid-19 para a população geral que estava cadastrada no Aplicativo do Governo do Estado, App Ceará. A aplicação das doses foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde.

Inicialmente foram vacinadas pessoas com idade de 59 e 58 anos e posteriormente os agentes de saúde irão comunicar aos demais seguindo a ordem da idade.

Confira algumas imagens:

#Saúde 06/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Inauguração da nova casa de apoio do município de Dep. Irapuan Pinheiro em Fortaleza.

Assista ao vivo a live de inauguração da nova casa de apoio do município de Dep. Irapuan Pinheiro em Fortaleza.

Hoje | Às 20:00 hrs

#Saúde 06/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prorrogação das medidas de isolamento social em Dep. Irapuan Pinheiro. Entenda os principais pontos:

Prorrogação das medidas de isolamento social em Dep. Irapuan Pinheiro. Entenda os principais pontos:

#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Iniciada vacinação contra covid-19 para trabalhadores da educação.

A Secretaria Municipal da Saúde deu início na manhã dessa sexta-feira, 04 de junho, a vacinação dos trabalhadores da educação que estão inclusos na 4° fases do plano nacional de imunização.

A vacinação ocorreu no CSA (antigo CSU) e seguiu os protocolos orientados pelos órgãos de saúde sanitária para evitar a proliferação do vírus. Tudo foi realizado por meio de agendamento para não gerar aglomeração.

Segue a relação das instituições que tiveram seus trabalhadores vacinados:

APAE;

EEB São Caetano;

IEI Cazuza Bezerra;

EEB João Batista da Silva;

Creche Talita Andrade Pinheiro;

EEB Joaquim Napoleão Pinheiro;

EEB Francisca Josué de Sousa Carneiro

#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde realiza homenagem ao dia do técnico e auxiliar de enfermagem.

A Secretaria de Saúde, em nome da Secretária Vângela Nunes e coordenadora da Atenção Primária Genielly Albuquerque, realizou entrega de lembrancinhas em alusão ao dia do técnico e auxiliar de enfermagem para as profissionais que compõem o nosso quadro de funcionários das unidades básicas de saúde (UBS) do município em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população irapuense.

Confira as fotos a seguir:

#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Chegou a vez dos trabalhadores da educação se vacinarem contra a Covid-19.

A vacinação será iniciada na sexta-feira às 8:00 horas no CAS (antigo CSU). Na ocasião serão vacinados os trabalhadores da educação de acordo com o horário de agendamento das instituições.

instituições

8:00 - EEB São Caetano;

8:00 - IEI Cazuza Bezerra;

9:00 - EEB João Batista da Silva;

9:30 - Creche Talita Andrade Pinheiro;

10:00 - EEB Joaquim Napoleão Pinheiro;

10:30 - EEB Francisca Josué da Costa.

As demais instituições serão agendadas para próxima semana. Os trabalhadores da educação que residem em Dep. Irapuan Pinheiro e trabalham em outro município devem entrar em contato com o agente comunitário de saúde e dar o nome, para que possa ser agendado.

Todos devem estar cadastrados no App Saúde Digital e levar declaração assinada. Seguiremos a seguinte ordem de vacinação:

- Creche;

- Pré-escolas;

- Ensino Fundamental;

- Ensino Médio;

- Ensino profissionalizante;

- Educação de jovens e adultos;

- Ensino superior.

*O intervalo entre as vacinas contra Covid e Influenza são de 14 dias.

#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro realiza vacinação contra Covid-19 para gestantes e puérperas.

A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou no dia de ontem (02/06), as primeiras aplicações de vacina contra a Covid-19 em gestantes e puérperas.

Importante: Todos os irapuenses com idade acima de 18 anos devem se cadastrar no Aplicativo Ceará App ou no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/cadastro-usuario para que possam ser vacinados quando chegarem sua vez.

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Dados da Secretaria da Saúde mostram a eficácia do lockdown em Dep. Irapuan Pinheiro.

No dia 15 de maio o Comitê Municipal de enfrentamento a Covid-19 de Dep. Irapuan Pinheiro, diante dos altos índices de contaminação com o coronavírus decidiu adotar medidas de isolamento social rígido, conhecidas popularmente como lockdown.

Após mais de 15 dias, já com a reabertura progressiva do comércio é possível ver os resultados.

- No dia 19 de maio foram registrados 43 SUSPEITOS, no dia 01 de junho o número caiu para apenas 09.

- No dia 19 de maio foram registrados 69 CASOS ATIVOS, no dia 01 de junho o número caiu para apenas 26.

- No dia 19 de maio foram registrados 06 INTERNAÇÕES, no dia 01 de junho o número caiu para apenas 02.

#Saúde 30/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Principais pontos do Decreto Municipal 030/2021 de reabertura progressiva das atividades.

NOVO DECRETO MUNICIPAL

Principais pontos do Decreto Municipal 030/2021 de reabertura progressiva das atividades econômicas do município de Dep. Irapuan Pinheiro:

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Lista de comorbidades inclusas no 3 grupo de vacinação contra a Covid-19 em Dep. Irapuan Pinheiro.

Confira a lista de comorbidades inclusas no 3 grupo de vacinação contra a Covid-19 em Dep. Irapuan Pinheiro.

Público alvo será de 18 à 59 anos de idade.

necessário:

- Atestado médico comprovando comorbidade

- Cadastro no App Saúde Digital

Após o cadastro aguarde o comunicado do seu agente comunitário de saúde.

#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária intensifica desinfecção no centro da cidade de Irapuan Pinheiro

Com a reabertura progressiva do comércio, a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária tem intensificado o trabalho de desinfecção do centro da cidade, onde tem maior fluxo de pessoas durante o dia.

"Além do cuidado nas repartições públicas, estamos também atuando nas ruas para evitar a proliferação do vírus. Contamos com a colaboração de todos para sairmos dessa situação." Destacou a Secretária da Saúde, Vângela Nunes.

#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro inicia vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades.

A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na manhã dessa quarta-feira, 26, a imunização contra a Covid-19 do grupo composto por pessoas com comorbidades na faixa etária de 18 a 59 anos com síndrome de Down e doença renal crônica em hemodiálise.

O município vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde, e o grupo será vacinado por idade - ou seja, do mais velho para o mais novo.

Estiveram presentes acompanhando a aplicação das doses a secretária da Saúde, Vângela Nunes e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Andriela Pinheiro.

#Saúde 23/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA DA SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde vem a público esclarecer que o não recebimento de vacinas contra a Covid-19 para os profissionais de segurança ocorreu devido ao não cadastramento desses profissionais no App Saúde Digital (plataforma do governo do estado).

No entanto todas as condutas para o recebimento dessas doses já foram tomadas. Os policiais foram orientados a realizar o cadastro e foi enviado um ofício no dia 15/04 solicitando o reajuste de meta.

No dia 29/04 a Secretaria da Saúde enviou oficio para o destacamento local repassando todas as informações. A responsabilidade das vacinas para os policiais é do governo do estado, compete ao município apenas a aplicação das doses. Estamos aguardando o retorno do estado.

Seguimos com total transparência e disponíveis para solucionar qualquer dúvida.

#Saúde 21/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE PM e Vigilância Sanitária realizam fiscalizações na zona rural e urbana.

Em cumprimento ao decreto municipal que determina isolamento social rígido no município de Dep. Irapuan Pinheiro, a Polícia Militar, juntamente com os Agentes da Vigilância Sanitária intensificam as fiscalizações.

As rotas estão sendo realizadas na sede do município, nos distritos e nas demais localidades. "Pedimos à população em geral a colaboração para enfrentarmos esse momento, por isso reforçamos os cuidados necessários com a higienização e proteção individual". Afirmou a Secretária da Saúde, Vângela Nunes.

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vacinômetro da Covid-19

Dep. Irapuan Pinheiro já vacinou 1.915 pessoas, entre trabalhadores da Saúde e Idosos com idade acima de 60 anos, contra a COVID-19.

A Secretaria da Saúde recebeu 3.265 doses e já aplicou 3.053, ou seja, 93,51% das doses recebidas.

NOTA: A Secretaria da Saúde informa que a maioria das doses ainda não aplicadas são para pessoas que irão receber a 2° dose, por isso estão conservadas em um local seguro e adequado aguardando o dia de serem aplicadas.

#PrefeituraIrapuanPinheiro

#VacinaçãoCovid

#Saúde 17/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro intensifica desinfecção de locais públicos.

Com o crescente número de casos confirmados de Covid-19 em Dep. Irapuan Pinheiro, a administração De mãos dadas com o povo tem realizado várias ações com intuito de amenizar a situação.

Hoje os serviços se concentraram na Secretaria da Saúde, entretanto, outros prédios públicos de maior circulação de pessoas, como as Unidades Básicas de Saúde (SMS), o Hospital Municipal, a Prefeitura, Câmara de Vereadores e outros irão receber a visita dos Agentes de Endemias.

"Esse momento é muito difícil, por isso precisamos da ajuda da população, para que juntamente com nossos esforços, possamos diminuir os casos e retornar a normalidade seguindo todas as orientações sanitárias". Afirmou Vângela Nunes, Secretária Municipal da Saúde.

#Saúde 14/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Novo decreto de Isolamento Social Rígido

Novo decreto de Isolamento Social Rígido, confira.

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Gildecarlos homenageia para os enfermeiros e enfermeiras do município

A Secretária da Saúde, Vângela Nunes e o Prefeito Gildecarlos Pinheiro, realizaram uma homenagem para os enfermeiros e enfermeiras do município de Dep. Irapuan Pinheiro em comemoração ao seu dia.

A Secretária Vângela destaca a importância desse profissionais "Muitos tem a opção de ficar em casa nesse período de pandemia, mas os heróis da Saúde, em especial os enfermeiros estão na linha de frente do enfrentamento."

Estiveram presentes também as Coordenadoras Janiely e Andriela e Diretora do Hospital, Cíntia Fidelis.

A data - 12 de maio foi escolhido mundialmente para celebrar o Dia do Enfermeiro. A data faz uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada mãe da enfermagem moderna. Foi ela quem fundou a primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra, em 1860.

#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Nota de Esclarecimento Secretaria da Saúde

A secretaria Municipal da Saúde esclarece que o não recebimento de vacinas contra a COVID-19 para os profissionais de segurança ocorreu devido ao não cadastramento desses profissionais no App Saúde Digital (plataforma do Governo do Estado).

No entanto todas as condutas para o recebimento dessas doses já foram tomadas. Os policiais foram orientados a realizar o cadastro e foi enviado um ofício no dia 15/04 solicitando o reajuste de meta. Estamos aguardando o retorno do Estado. Seguimos com total transparência e disponíveis para solucionar qualquer dúvida.

#Saúde 27/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Medidas de enfrentamento ao COVID-19 em Dep. Irapuan Pinheiro.

Medidas de enfrentamento ao COVID-19 em Dep. Irapuan Pinheiro.

Decreto Municipal N° 024/2021 de 26 de abril de 2021.

#Saúde 20/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA IDOSOS COM IDADE ACIMA DE 64 ANOS EM IRAPUAN PINHEIRO

A Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro continua vacinando os grupos prioritários até a fase 2 contra a COVID-19. Dessa vez idosos com idade até 64 anos receberam a primeira dose.

Vale a pena ressaltar que o avanço da vacinação para as idades inferiores a 64 anos, depende das remessas recebidas pelo Governo do Estado. Quando as doses forem chegando, os Agentes Comunitários de Saúde irão comunica de acordo com a idade da fase de vacinação. Todos as pessoas inclusas nos grupos prioritários serão vacinadas.

#Saúde 20/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Vigilância Sanitária de Irapuan Pinheiro realiza desinfecção no centro da cidade.

A Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro por meio da Vigilância Sanitária realizou na manhã dessa sexta-feira (23/04) a desinfecção de área urbana no centro da cidade. As ações são centralizadas em locais com grande movimentação de pessoas, nos quais o risco de contágio é maior.

O Prefeito Gildecarlos Pinheiro destacou o trabalho que vem sendo realizado para combater o vírus. "Estamos cuidando de nossos pacientes infectados, realizando a desinfecção de locais públicos e acima de tudo realizando campanhas de prevenção, principalmente sobre o uso de máscara" afirmou o Prefeito.

#Saúde 19/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Saúde de Irapuan Pinheiro oferece serviço de fisioterapia respiratória para pacientes pós COVID.

Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da COVID-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença.

Com o objetivo de garantir a recuperação completa destes pacientes, a Secretaria da Saúde de Dep. Irapuan Pinheiro, por meio do Clínica Municipal de Fisioterapia disponibiliza o serviço de reabilitação pulmonar para auxiliar as pessoas que ficaram com sequelas provenientes da COVID-19.

São realizados exercícios respiratórios com o objetivo de proporcionar o fortalecimento da musculatura respiratória, expansibilidade pulmonar, previnir e reduzir incapacidades e proporcionar sensação de bem estar durante as trocas gasosas realizadas durante a respiração.

As pessoas que necessitam deste atendimento são encaminhadas a Clínica Municipal após avaliação clínica realizada pelo médico. A recepção da clínica acolhe o paciente e agenda uma avaliação realizada pelo fisioterapeuta para que em seguida seja realizado o tratamento.

#Saúde 15/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe)

A primeira etapa da vacinação contra a gripe será iniciada em Dep. Irapuan Pinheiro no dia 16 de abril (amanhã). Se você faz parte dos públicos prioritários, procure um posto de saúde e leve a caderneta de vacinação ou documento com foto.

Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. Procure o seu Agente Comunitário de Saúde e agende sua vacinação.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

#Saúde 14/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito Gildecarlos Pinheiro recebe chave da nova casa de apoio

O Prefeito Gildecarlos Pinheiro e a Secretária da Saúde, Vângela Nunes, receberam na tarde de ontem, 13 de abril, a nova casa de apoio a saúde do povo de Dep. Irapuan Pinheiro em Fortaleza. O importante equipamento servirá aos pacientes que necessitarem de consultas, tratamentos médicos e exames na capital cearense.

As pessoas que terão acesso a esse serviço são aquelas encaminhadas pela Secretaria da Saúde do município. O local dará a essas pessoas a tranquilidade e a certeza de estarem bem abrigados enquanto fazem seus tratamentos.

A nova casa de apoio que será inaugurada nos próximos dias, tem toda a estrutura necessária para receber esses pacientes que terão direito à alimentação completa em todas as refeições, dormitórios, TVs, acesso à internet e o acompanhamento de um técnico de enfermagem, além de transporte para conduzi-los aos hospitais em Fortaleza.

"Sabemos da grande importância desse equipamento, por isso escolhemos uma casa bem localizada e com conforto necessário para as pessoas se sentirem bem. Nossa gestão se preocupa em cuidar das pessoas". Destacou o Prefeito Gildecarlos.

#Saúde 13/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Medidas de enfrentamento ao COVID-19 em Dep. Irapuan Pinheiro. Decreto Municipal N° 021/2021 de 12 de abril de 2021

Medidas de enfrentamento ao COVID-19 em Dep. Irapuan Pinheiro.

Decreto Municipal N° 021/2021 de 12 de abril de 2021

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito de Irapuan Pinheiro requer compra da CoronaVac direto com o Butantan
#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE Gestão Municipal e Secretaria da Saúde divulgam medidas para conter o avanço da COVID-19 em Deputado Irapuan Pinheiro Confira o decreto detalhado: Decreto 004/2021 https://www.irapuanpinheiro.ce.gov.br/arquivos/548/DECRETOS_004_2021_0000001.pdf
#Saúde 26/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Testagem dos profissionais de limpeza, garis e operadores de máquinas pesadas.

O Governo "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Saúde realizou testagem com os profissionais de limpeza, garis e operadores de máquinas pesadas.

Nestes últimos dias, foram testados 40 profissionais e nenhum testou positivo para a COVID 19.

Os dados estão sendo divulgados no Boletim Coronavírus que é publicado diariamente nos meios oficiais da Prefeitura Municipal.

#Saúde 22/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE TESTAGEM DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
#Saúde 19/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE NOVAS AÇÕES DAS BARREIRAS SANITÁRIAS DO MUNICÍPIO DE DEP. IRAPUAN PINHEIRO

As novas medidas começarão a funcionar em breve.

#Saúde 24/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITO VISITA BARREIRAS SANITÁRIAS

O prefeito Claudenilton Pinheiro juntamente com sua comitiva esteve visitando, nesta quinta-feira (23), as barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro, com o objetivo de controlar a entrada de pessoas no município e, com isso, evitar a contaminação pelo Coronavírus.

Na coordenação dos trabalhos realizados está na frente uma equipe de profissionais de várias secretárias. Os profissionais e a população que passa pelas barreiras relatam que a barreira sanitária é uma das medidas mais importantes a serem adotadas.

Para a população do município, Dep. Irapuan Pinheiro tem saído na frente de vários municípios, no tocante a medidas preventivas contra o Coronavírus.

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA DE DEP. IRAPUAN PINHEIRO FAZ DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO IRAPUENSE

O Governo Municipal "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna iniciou, na manhã desta quarta-feira (22), a distribuição de máscaras de proteção para os moradores da cidade de Dep. Irapuan Pinheiro - CE.

O Prefeito Municipal, Luiz Claudenilton Pinheiro destacou: "Nosso objetivo é distribuir essas máscaras para todos os munícipes. Reitero que a nossa maior arma segue sendo o isolamento social. Mas, quem precisar ir às ruas, deve fazê-lo de máscaras, para se proteger e proteger os outros".

Em breve os Agentes Comunitários de Saúde irão realizar a entrega de máscaras em todas as famílias do município.

#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE MUNICÍPIO RECEBE DOAÇÃO DE 500 MÁSCARAS

Recebemos com muita alegria a DOAÇÃO DE 500 MÁSCARAS da empresária Genecy Cândido do Nascimento, filha do nosso Município e residente em Fortaleza.

Gestos como este precisam ter o nosso reconhecimento, e a certeza que o enfrentamento ao COVID-19 terá melhores resultados com a parceria de todos aqueles que podem e querem ajudar. Muito obrigado!

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA DISPINIBILAZA NÚMERO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA MORADORES TIRAREM SUAS DÚVIDAS SOBRE O COVID-19

TIRE SUAS DÚVIDAS, EM CASO DE SUSPEITA COMUNIQUE.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 26/09/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Encerramento da Programação alusiva a campanha do Setembro Amarelo O Governo Municipal "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira o Encerramento da Programação alusiva a campanha do Setembro Amarelo.
A cerimônia de encerramento contou com uma roda de conversa com o Médico Gabriel Felipe, a Assistente Social da SASTE, Daniela Ferreira e a psicologa da cidade de Piquet Carneiro Camila, mediando a mesa estava a psicologa do NASF de Dep. Irapuan Pinheiro, Graciely Carlos.
O momento também contou com uma belíssima apresentação do Projeto "EU SOU CIDADÃO - AMIGOS DA LEITURA".
A equipe do NASF manteve a sua atenção à prevenção do suicídio, buscando ofertar assistência psicossocial àqueles que necessitam, com o intuito de mediar a saúde emocional durante o mês de setembro em várias localidades do nosso município.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
#Saúde 30/08/2019 SECRETARIA DA SAÚDE GRUPO DE TABAGISMO Abandonar o cigarro não é uma tarefa fácil. Sabendo que o tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência física, e que está relacionada ao agravamento de várias outras doenças, muitas delas incapacitantes e fatais o município de Deputado Irapuan Pinheiro no último dia 28 de agosto e teve a alegria de encerrar o nono grupo de secessão ao tabaco ação essa realizada através da Secretaria Municipal Saúde.
Na ocasião, houve entrega de certificados por participação aos membros.
É o grande êxito de muitos pararem de fumar, conseguindo também dos participantes que não cessaram totalmente, uma redução. Que chamamos de redução de danos.
Essa ação só é possível graças ao apoio Governo Municipal “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice Senna.
#Saúde 22/08/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o projeto “Educação Postural na Escola”. A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o projeto “Educação Postural na Escola” tem o objetivo de educar os alunos quanto aos hábitos posturais corretos. Acredita-se que para diminuição da incidência de alterações posturais no adulto, é necessário trabalhar com uma ampla orientação, atuando na prevenção e educação das crianças e adolescentes. O projeto foi metodologicamente pensado em ações educativas em três momentos, orientações para diretores, coordenadores e professores, seguido de intervenção e orientação com pais e, por fim, ação educativa com crianças e adolescentes. Na última terça-feira (20) o fisioterapeuta Marcelo Bertonny discorreu acerca do tema para os integrantes do Núcleo Gestor e professores da EEB Joaquim Napoleão Pinheiro, no Distrito Betânia. Todas as escolas municipais serão contempladas com a ação que conta com o apoio da Administração Municipal - “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna, Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, Secretaria de Saúde e a parceria com Secretaria Municipal de Educação Básica.
#Saúde 24/07/2019 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÕES DA SEC. DE SAÚDE A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Pensando nisso a Secretaria de Saúde através da equipe do NASF prôpos um momento de interaçao e promoção de saúde, com exercicios laborais e roda de conversa sobre o trabalho em equipe, para os trabalhadores de Saúde.
Ações como essa, são possíveis graças. Ao apoio do Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna.
#Saúde 23/07/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Capacitação para profissionais da área da saúde O Governo "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando nesta terça-feira (23) capacitação para profissionais da área da saúde (médicos, odontólogos, enfermeiros e profissionais do NASF) em matriciamento. O objetivo do curso é capacitar estes profissionais quanto ao processo de matriciamento, permitindo a reflexão acerca das principais características dessa prática nas redes de atenção à saúde no contexto do SUS. Vale destacar que a capacitação faz parte do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde que prevê a realização de mais cursos, privilegiando outras categorias de profissionais da saúde. Até dezembro deste ano, já estão agendados cursos como, por exemplo, o de primeiros socorros para motoristas do hospital Municipal São Bernardo, de estratificação de risco para profissionais da atenção primária, dentre outros.
#Saúde 26/06/2019 SECRETARIA DA SAÚDE ENTREGA DE 5 VEÍCULOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE O Governo Municipal "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna entregou na noite desta terça-feira, 25 de junho, 5 veículos para a Secretaria de Saúde, os quais serão destinados para as ações das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e para a Secretaria Municipal de Saúde. O Secretário Municipal de Saúde, Natanael Alves recebeu as chaves dos novos carros que agora reforçam a frota de serviços da saúde. A aquisição destes veículos visa dar condições aos profissionais da saúde para realização do trabalho, com o auxílio no deslocamento das equipes de saúde e apoio nas ações desenvolvidas, e aumentar a efetividade no atendimento da população.
“Estamos dando condições para as equipes irem a campo fazer investigação de surtos, desenvolver ações nos distritos e zona rural, realizar visitas domiciliares, enfim, realizar seu trabalho com mais estrutura”, reforçou o secretário Natanael.
O prefeito Claudenilton Pinheiro, comemorou a aquisição dos veículos e falou da felicidade em mais uma conquista para o município.
“Esta iniciativa faz parte de um grande processo de modernização no setor da saúde. Tenham certeza, seguimos otimistas e trabalhando com muito afinco para atender as necessidades da população”, concluiu o prefeito.
#Saúde 02/05/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial foi realizado com ações no município. O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial foi celebrado em 26 de abril.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
A hipertensão é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também ser hipertenso).
Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjôos e falta de ar.
O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das conseqüências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma "assassina silenciosa".
Durante o mês de Abril foram realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde do município, dentre elas Aferição de Pressão Arterial, verificação de Glicemia capilar, orientações de Hábitos saudáveis, campanha publicitária que ajudaram a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida da pessoa.
#Saúde 20/02/2019 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO I Semana de "Prevenção a Gravidez na adolescência"

O NASF juntamente com enfermeiros, técnicos do CRAS e os adolescentes do NUCA do município de Dep. Irapuan Pinheiro realizaram durante toda essa semana ações voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência nas escolas municipais com alunos e pais.
Na ocasião aliaram ações do UNICEF e ações do PSE como entrega das cadernetas do adolescente.
O trabalho consiste na realização de rodas de conversa, onde as equipes trabalham com estudo de casos, como por exemplo, a situação de um casal em que a adolescente engravida. “O que eles poderiam ter feito para evitar a gravidez e quais os impactos em suas vidas a partir de agora". O resultado é uma reflexão maior e um cuidado maior.
#Saúde 04/02/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Atendimentos de 2018 na saúde através da Policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A gestão "A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna, através da secretaria Municipal de Saúde realizou em 2018 a oferta de consultas e exames especializados por meio do Consórcio Público da Microrregião do lguatu (CPSMIG). O consórcio consiste na união de nove municipios que compoem a microrregião de lguatu e o Estado do Ceará (10 entes) com o objetivo de desenvolver ações conjuntas em prol da saúde de suas populações. Para tanto, Dep. Irapuan Pinheiro custeia, mensalmente, com recursos próprios o acesso da população trapuense a exames e consultas com profissionais de várias especialidades, através da Policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Em 2018 foram ofertados a população 2.853 atendimentos na Policlínica, sendo 1632 consultas e 1221 exames distribuidos nas várias especialidades: Endoscopista, gastroenterologista, neurologista, pediatria, cirurgia geral, clinica médica, etc., bem como, 1 atendimentos ofertados no Centro de Especialidades Odontológicas em Ortodontia, Periodontia, endodontia, dentre outros.

Com a oferta desses serviços têm sido possível o diagnóstico mais rápido e eficaz de doenças bem como, o tratamento, atendendo as necessidades nos problemas de saude que não podem ser plenamente diagnósticos ou orientados na rede básica, pela sua complexidade.
#Saúde 28/01/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de conscientização no município do Comitê do Aedes Aegypti O Comitê Intersetorial do Aedes Aegypti de Dep. Irapuan Pinheiro por meio da Secretaria de Saúde realizou uma ação de conscientização no município. A ação foi uma motocada com carro de som, conscientizando a população para a prevenção do mosquito transmissor das doenças “Dengue, chikungunya e Zika”. A ação envolveu diversas secretarias que trabalharam em conjunto nas suas respectivas áreas, como as pastas da Saúde, Educação, Ação Governamental, Assistência, Obras e Agricultura.
Deve-se, principalmente, evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz. Entre as principais recomendações, destacam-se:
- Tampar caixas d'água, tonéis e latões,
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo,
- Guardar pneus sob abrigos,
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,
- Manter lixeiras fechadas e
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

A Secretaria Muncipal da Saúde (SMS) reforça ainda que a população esteja conscientizada para atender os agentes de endemias, que fazem as visitações às residências para verificar possíveis criadouros do inseto.
#Saúde 24/01/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Brasil Sorridente em Dep. Irapuan Pinheiro O Brasil Sorridente é o programa do governo federal desenvolvido em parceria com os municípios, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal. Em Deputado Irapuan Pinheiro o programa tem garantido ações de promoção, prevenção e, sobretudo, de recuperação da saúde bucal dos Irapuenses, através da oferta GRATUITA de Próteses Dentárias.
No ano de 2018 foram entregues GRATUITAMENTE a população um total de 252 próteses dentárias, contemplando a população de todos os territórios do município, contribuindo assim para a recuperação da saúde bucal, principalmente, da população mais carente, melhorando a autoestima e a qualidade de vida.
Em 2019, o programa já está em andamento beneficiando outras pessoas que necessitam desse tratamento especializado.
É a Gestão "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice Senna e a Secretaria Municipal de Saúde trabalhando sempre mais em prol dos Irapuenses.
#Saúde 17/01/2019 SECRETARIA DA SAÚDE Reuniaão do Comitê Intersetorial contra o Mosquito Aedes Aegypti de Dep. Irapuan Pinheiro O Comitê Intersetorial contra o Mosquito Aedes Aegypti de Dep. Irapuan Pinheiro realizou, nesta quarta-feira, 17 de janeiro, às 9h30, uma reunião para debater estratégias e ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti para o ano de 2019.
Essas reuniões são um momento importante para que seja reforçada a mobilização da comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
#Saúde 16/01/2019 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÕES DO HOSPITAL MUNICIPAL SÃO BERNARDO NO ANO DE 2018 O Hospital Municipal São Bernardo tem prestado aos Irapuenses serviços da maior relevância no atendimento de urgência e emergência. Essa assistência é feita e acompanhada por uma cadeia de profissionais que trabalham em conjunto para ofertar, cada vez mais, melhores serviços a população.
Vale lembrar que esta instituição passa por reforma e ampliação e em breve terá em sua estrutura tbm novos equipamentos e materiais permanentes que chegaram ao município.
Apesar de ser uma instituição de pequeno porte, o HMSB tem sido gigante na assistência prestada a população, conforme demonstram os números de alguns dos procedimentos que são feitos na unidade:

ADM. DE INJETÁVEIS: 29.477
ELETROCARDIOGRAMAS: 766
EXAMES LABORATORIAIS: 8.105
RAIOS - X: 1.499
PEQUENAS CIRURGIAS: 232
#Saúde 06/12/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde de Dep Irapuan Pinheiro, implanta o projeto : Sementes do Amanhã. O projeto objetiva estabelecer uma intersecção entre as práticas de saúde (atenção primária) em assistência as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo geral promover reflexão e desenvolvimento da autonomia das mulheres gestantes que se encontram inseridas em minorias sociais. Para tanto, o projeto desenvolver-se-á em parceria com a secretaria de Assistência Social do Município através do Centro de Referência da Assistência (CRAS) no grupo de gestantes: “Gestante Ativa” do referido dispositivo.
Os encontros já estão acontecendo mensais, com temas transversais trabalhados por profissionais de diferentes categorias que proporcionarão as integrantes do grupo, aquisição de conhecimentos pertinentes ao momento que vivenciam, bem como as questões sociais que lhe são envoltas. Sabemos que mesmo com os avanços sociais e inserção em espaços públicos por parte da classe vulnerável, muito ainda precisa ser discutido e feito enquanto Estado e sociedade civil.
Assim, a saúde procura aproximar-se dessas questões afim de que seja garantido o acesso a esse direito conquistado com a Constituição de 88.
Ações como essa são possíveis porque contam com total apoio da Administração A força que vem do povo,
Prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro, vice Ayrton Senna. Secretário de saúde, Natanael Alves da Silva.
#Saúde 05/12/2018 SECRETARIA DA SAÚDE ENTREGA DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O HOSPITAL O Hospital Municipal São Bernardo está passando por uma reestruturação na sua infraestrutura por meio de reforma e ampliação - em andamento - bem como, já estão chegando a unidade os mais novos equipamentos que irão modernizar e qualificar cada vez mais os serviços ofertados a população.
Importante destacar que a aquisição dos equipamentos se tornou possível graças ao empenho da Gestão "A força que vem do povo", Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do Deputado Federal Raimundo Matos que destinou Emenda Parlamentar para a aquisição destes equipamentos e materiais permanentes.
#Saúde 24/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE VII Semana do Bebê de Dep. Irapuan Pinheiro Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23 de novembro, através da Secretaria Municipal de Saúde o Encerramento da VII Semana do Bebê de Dep. Irapuan Pinheiro o tema: “Nascer com amor, uma questa~o de sau´de.”
A Semana do Bebe^ e´ uma estrate´gia de mobilizac¸a~o social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito a` sobrevive^ncia e o desenvolvimento de crianc¸as de ate´ seis anos, prioridade na agenda dos Munici´pios Brasileiros.
A VII Semana do Bebê contou com uma vasta programação durante toda semana, e na Cerimônia de Encerramento houve distribuição de brindes, desfiles e a entrega do brinde do Bebê Prefeito.
O Prefeito Claudenilton e Vice Senna não puderam se fazer presentes porque estavam na capital Fortaleza, cumprindo agenda de compromissos.
#Saúde 21/11/2018 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO Encontro de Gestantes Nesta manhã de terça-feira, aconteceu mais um encontro do grupo de gestantes do CRAS de Dep. Irapuan Pinheiro em uma parceria com o NASF, dando continuidade à programação da Semana do Bebê.
A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares, por isso, a Secretaria de Assistência Social de Dep. Irapuan Pinheiro oferece às gestantes do município especial atenção.
Coordenado pela equipe técnica do CRAS, o grupo de gestantes realiza encontros mensais, onde as futuras mães participam de palestras sobre a gestação, parto, cuidados com o bebê, a importância da família para os filhos, entre outros. Os encontros ajudam a diminuir as dúvidas e a ansiedade das gestantes, além de desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez.
Na oportunidade foram entregues kits bebês para as mamães.
#Saúde 06/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de equipamentos e fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira a entrega de equipamentos e fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias do município.
Na entrega dos kits os profissionais receberam camisa, colete, boné, bolsa, balança+suporte, protetor solar e repelente para os Agentes Comunitários de Saúde e Camisa, colete, calça, botas, boné, protetor, repelentes, lanterna e fita métrica para os agentes de endemias.
“É de fundamental importância que busquemos sempre mais e o melhor para dar maior qualidade ao serviço de saúde do nosso município.”, disse o Secretário de Saúde, Natanael Alves.
#Saúde 05/11/2018 SECRETARIA DA SAÚDE ENCONTRO TABAGISMO Auxiliar àquelas pessoas que têm o desejo de largar o vício do cigarro. Este é o objetivo do Programa de Controle ao Tabagismo e Prevenção de Álcool e outras Drogas, que realiza encontros no município de Dep. Irapuan Pinheiro. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que contam com total apoio do Governo “A Força que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna.
O tabagismo é a maior forma isolada e evitável de morbimortalidade precoce no mundo e, assim como outras drogas, gera dependência física, psicológica e comportamental e, segundo a coordenadora do programa, Feliciana Campos, a meta dos encontros é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.
#Saúde 24/10/2018 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÕES OUTUBRO ROSA O NASF em parceria com Cris Mary Kay e o enfermeiro Herbas, realizou nessa tarde, um momento voltado para a saúde, auto estima e beleza da mulher, em alusão ao Outubro Rosa. Na ocasião foi realizado uma roda de conversa abordando temas sobre saúde, auto cuidado e realizações de exames de prevenção. Durante toda a semana segue a programação nas outras Unidades Basicas.
Essa ação só é possível graças ao empenho do Secretário Natanael Alves com apoio do Governo Municipal “A Força que Vem do Povo” Prefeito Claudenilton Pinheiro e Vice Senna .
Agenda da Semana:
24/10 UBS de Aurora a partir das 13:30
25/10 manhã UBS da Sede, tarde UBS Baixio
26/10 manhã UBS Velame
#Saúde 16/10/2018 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE - ATENDIMENTO EM PRAÇA PÚBLICA Na manhã dessa terça (16) a SAÚDE DE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO se fez presente na praça da Sede Francisco Edson de Oliveira.
Na oportunidade, diversas ações de assistência à saúde foram ofertados.
?TESTES RÁPIDO (HIV, HEPATITE B e C, SÍFILIS)
?TESTE GLICÊMICO;
?AFERIÇÃO PRESSÃO ARTERIAL;
?IMC ;
?APLICAÇÃO DE FLÚOR E RASTREAMENTO CÂNCER DE BOCA E PESCOÇO.
Na manhã dessa quarta, foram atendidas em nossa tenda em torno de ?400 PESSOAS
A população recebeu muito bem essa iniciativa ??????
Cuidar da nossa saúde é responsabilidade do Estado e de cada um de nós. É importante destacarmos que não foi uma ação PONTUAL, todos os exames disponibilizados em praça pública estão disponíveis nos postos de saúde do nosso município.
Os encaminhamentos necessários também foram realizados nos atendimentos hoje pela manhã! GRATIDÃO A TODA NOSSA POPULAÇÃO pela expressiva participação em mais uma ação.
Ações como essa são possíveis porque contam com o apoio da Administração “A força que vem do povo” prefeito Luiz Claudenilton Pinheiro, vice Ayrton Senna. Secretário de saúde, Natanael Alves.
? A saude de DIP cada vez mais perto de você ?
#Saúde 05/10/2018 SECRETARIA DA SAÚDE GRUPO DE TABAGISMO Na manhã dessa quarta (03) A secretaria de Saúde de Dep Irapuan Pinheiro, iniciou mais um grupo de combate ao tabagismo. Programa do governo federal em parceria com o governo municipal , o grupo acontece semanalmente onde os integrantes além de receberem a medicação, contam com o suporte de profissionais como profissional de educação física, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro é médico.
O objetivo é combater o tabagismo e promover saúde aos nossos munícipes. Ações como essa são possíveis porque contam com o apoio do Governo “A Força que Vem do Povo” Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria Municipal de Saúde.
#Saúde 19/09/2018 SECRETARIA DA SAÚDE CAPACITAÇÃO PARA OS AGENTES DE ENDEMIAS Aconteceu na manhã desta terça-feira na Secretaria Municipal de Saúde, a abertura de um curso de Capacitação para os agentes de endemias ministrado pela 18 CRESE durante dos dias 18, 19 e 20.
Na ocasião o Comitê Intersetorial do Combate ao Aedes Aegypti esteve presente para dar boas vindas e também explicar o trabalho que vem desenvolvendo no município.
O secretário de Saúde, Natanael Alves, esteve presente e forneceu total apoio para que eles tenham 3 dias de curso muito proveitoso.
#Saúde 27/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de equipamentos para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e farmácias das UBS. A Secretaria Municipal de Saúde vem atuando fortemente na melhoria da estruturação da Central de Abastecimento Farmacêutico CAF, bem como, na adequação das farmácias das Unidades Básicas de Saúde. Em 2017, foram entregues para esta finalidade computador, notebook e aparelhos de ar condicionado e neste ano de 2018 já estão disponíveis, na secretaria, para o repasse a CAF e UBS's, computador notebook, ar condicionado, birôs e cadeiras para a melhor qualificação do serviço da Farmácia para além da entrega do medicamento, que já é dispensado à população gratuitamente.
Desta vez, além da CAF que já recebeu um novo notebook serão contempladas com aparelhos de ar condicionado, birôs e cadeiras as UBS's de Velame, Maratoan, Retiro e Caititu. Isso permitirá o desenvolvimento das ações da Assistência Farmacêutica, com descentralização do serviço e consequentemente a melhoria no acesso da população aos medicamentos.
#Saúde 02/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE DOAÇÃO DE SANGUE EM DEP. IRAPUAN PINHEIRO A prefeitura de Dep. Irapuan Pinheiro através da Secretaria de Saúde em parceria com o Hemoce de Iguatu promoveram o dia de doação de sangue na sede do município no CRAS.
A ideia é estimular as pessoas para colaborar com o Hemoce e assim ajudar muitas pessoas. O processo é rápido e dura apenas alguns poucos minutos e em pouco menos de 48 horas o organismo repõe o que foi doado.

Foram doados 34 bolsas de sangue e 4 para teste de medula.
#Saúde 01/08/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Entrega de novos equipamentos de mídia para a equipe do NASF O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna realizou a entrega de novos equipamentos de mídia para a equipe do NASF e Academia da Saúde que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram entregues notebook, caixa de som, retroprojetor. Os equipamentos vão reforçar o trabalho realizado pelas equipes do NASF.
O Prefeito Claudenilton estava presente e fez a entrega em mãos para o secretário de saúde, Natanael Alves e a toda a equipe do NASF.
#Saúde 25/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Exames de mamografia na sede do município O Governo “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton, Vice Senna através da Secretária de Saúde realizou na manhã desta terça-feira exames de mamografia na sede do município.
O mamógrafo móvel esteve localizado na UBS da Sede e atendeu cerca de 100 mulheres durante todo o dia, e tem como objetivo a conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama.
A realização do exame facilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a paciente não apresenta nenhum sintoma.
É muito importante todos tipos de cuidado preventivo ao câncer de mama, quanto antes ele for diagnosticado, mais as chances da cura do paciente.

Fotos e texto: Laecio Brito
#Saúde 25/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Mobilização de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti O município de Dep. Irapuan Pinheiro realizou nesta terça-feira nas ruas do município uma Mobilização de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti.
A ação faz parte de uma das atividades do Conselho Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da mobilização foi de reforçar a conscientização sobre a importância de eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Somente com a união do poder público e da população poderemos vencer o Aedes, o enfrentamento necessita do envolvimento de todos.

Fotos e texto: Laecio Brito
#Saúde 03/07/2018 SECRETARIA DA SAÚDE COMITÊ INTERSETORIAL CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE SE REUNE NESTA TERÇA-FEIRA O Comitê Intersetorial contra o Mosquito da Dengue de Dep. Irapuan Pinheiro realizou, nesta terça-feira (3), às 9h30, uma reunião para debater estratégias e ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Essas reuniões são um momento importante para que seja reforçada a mobilização da comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
Na reunião, o Secretária Municipal de Saúde, Natanael Alves, apresentou um balanço geral das atividades que vem sendo desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Entre os assuntos, que esteve em pauta.
Na oportunidade foram entregues as camisas para todos os membros do comitê que estavam presentes na reunião.
#Saúde 05/02/2018 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 18/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Inauguração do serviço odontológico para a UBS do distrito de Maratoan Nesta sexta-feira (17/11) a Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeiro Ayrton Senna, através da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a entrega e inauguração do serviço odontológico para a UBS do distrito de Maratoan.
Para o Prefeito Claudenilton Pinheiro o serviço trará mais conforto nos atendimentos aos usuários.
“Este é um espaço para a população. Aqui os pacientes vão contar com uma estrutura moderna e um serviço de qualidade”. Afirmou.
Estiverem presentes o Prefeito Claudenilton Pinheiro, o Vice-Prefeito Ayrton Senna, os Vereadores Claudenisio Pinheiro, Clair Moreira, Francisco Rolim (Louro), Adamilton Cesar e Ilcivan Maciel, e os secretários e suas respectivas equipes.
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de doação de sangue em Deputado Irapuan Pinheiro Nesta quinta-feira (16/11) o Hemoce de Iguatu realizou mais uma campanha de doação de sangue no Município. Desta vez a ação aconteceu no Crás (Centro de Referência da Assistência Social). A doação foi sucesso. No total foram coletadas trinta e oito (38) bolsas de sangue.
A Administração cedeu toda a parte da infraestrutura e a participação de um médico do município, o Dr. Régis de Oliveira, durante todo o período de coleta de sangue.
Esta foi uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social Trabalho e Empreendedorismo, com o Hemoce de Iguatu.
"Quando você doa sangue ajuda a salvar até três vidas, pois não existe nenhuma outra substância que o substitua; Muitas vidas dependem de você."
#Saúde 14/11/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue A Administração "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Saúde, estiveram mais uma vez reunindo com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue para sua reunião quinzenal para traçar novas ações de estratégia de combate ao Aedes Aegipty em nosso município.
O Comitê visa gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao Aedes aegypti. Outro objetivo do Comitê é sensibilizar a população para o risco destas doenças no município, por meio de programas educativos e mobilização da sociedade civil, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito no município. É uma preocupação da Administração, para com toda a população do município.
#Saúde 31/10/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde recebe equipe do PMAQ Nesta segunda-feira (30/10) e terça-feira (31/10) a Secretaria de Saúde recebeu a equipe do PMAQ/AB (Programa de Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Atenção Básica), para realizar uma avaliação na saúde pública do município em busca de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Sede, Betânia, Riacho Verde, Baixio e os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Estão sendo avaliados todos os profissionais que fazem parte da equipe das UBS e do NASF: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social.
A infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, assim como equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão também serão pontos analisados.
O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, o Programa propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde
#Saúde 28/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Encerramento da VI Semana do Bebê A Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Saúde realizou a VI Semana do Bebê no período de 25 á 28 de setembro de 2017 com o tema: "CUIDAR DA INFÂNCIA: PAPÉIS DIVERSOS, AMOR DE TODOS!". A semana do bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo selo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos, prioridade na agenda dos Municípios Brasileiros. As ações foram realizadas durante toda a semana nas escolas e UBS do nosso municípios, contemplando o público alvo de gestantes, puérperas e crianças da primeira infância de 0 á 6 anos. O encerramento aconteceu nessa quinta-feira (28/09) com a realização de uma Palestra com Dr. Manoel Tavares especialista em Obstetrícia e Ginecologia, entrega do brinde ao bebê prefeito (a), sorteios de brindes para o público alvo e desfiles.
Estiveram presentes o Dr. Manoel Tavares, a Ex-Prefeita e atual Ouvidora Rizoleta Moreira, os vereadores Clair Moreira e Ilcivan Maciel, e os secretários e suas respectivas equipes.
#Saúde 26/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE VI Semana do Bebê do Município de Deputado Irapuan Pinheiro A Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando na semana do 25/09 até o dia 28/09 a VI Semana do Bebê do Município de Deputado Irapuan Pinheiro.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos, prioridade na agenda dos Municípios Brasileiros. O tema trabalhado é: “Cuidar da Infância: Papéis diversos, amor de todos”.
#Saúde 25/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue A Administração "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Saúde, estiveram mais uma vez reunindo com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue para sua reunião quinzenal para traçar novas ações de estratégia de combate ao Aedes Aegipty em nosso município.
O Comitê visa gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao Aedes aegypti. Outro objetivo do Comitê é sensibilizar a população para o risco destas doenças no município, por meio de programas educativos e mobilização da sociedade civil, além da eliminação de potenciais criadouros do mosquito no município. É uma preocupação da Administração, para com toda a população do município.

#Saúde 21/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti Nesta quinta-feira (21/09), a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Administração "A força que vem do povo", Prefeito Claudenilton, Vice-Prefeito Ayrton Senna, realizaram a Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, no Distrito de Betânia. No momento foi realizado panfletagens, anúncio em carro de som, colagens de cartazes e mutirões de limpeza urbana. Essa ação tem o intuito de incentivar e sensibilizar cada vez mais a população do nosso município para a prevenção e aos cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito.
"O Combate ao mosquito Aedes Aegypti não depende só de mim ou de você, depende de todos nós".
Fotos do Distrito de Betânia, e do Distrito de Velame onde também foi realizada uma mobilização.
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO PARTICIPA DA SEGUNDA OFICINA DO PROJETO QUALIFICA APSUS A Administração “A Força Que Vem do Povo”, Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna através da Secretaria Municipal de Saúde, participaram da Segunda Oficina do Projeto QualificaAPSUS Ceará, no município de Iguatu. Qualificando a Atenção Primária á Saúde, para trabalhar o processo em todas as unidades Básicas de Saúde. Cada município irá replicar o aprendizado e a vivência do que ocorreu nas oficinais para os profissionais que não puderam participar in loco do QualificaAPSUS, através das oficinas municipais. Ao final das oficinas será feita a implantação de instrumentos de qualidade nas unidades de saúde. O Projeto QualificaAPSUS é realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE Fórum Macro Cariri de Conselheiros e Conselheiras de Saúde na Cidade de Juazeiro do Norte - CE O Município de Deputado Irapuan Pinheiro com o apoio da Administração "A Força que vem do Povo", Prefeito Claudenilton Pinheiro, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Saúde, está participando do Fórum Macro Cariri de Conselheiros e Conselheiras de Saúde na Cidade de Juazeiro do Norte - CE. Contando com a participação dos segmentos de Governo - Representado pela Secretária Adjunta de Saúde Aldenoura Dantas; Profissionais de Saúde - Representado pelo Agente Comunitário de Saúde José Pinheiro, e Usuários - Edivânia Silva e Francisco Francalino representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA DA SAÚDE COMITÊ INTERSETORIAL DE ENFRETAMENTO AO MOSQUITO DA DENGUE A Administração "A Força Que Vem do Povo", Prefeito Claudenilton, Vice-Prefeito Ayrton Senna, através da Secretaria de Saúde, estiveram reunindo com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue para traçar novas ações de estrategia de combate ao Aedes Aegipty em nosso município.
Várias pautas foram debatidas. É uma preocupação do município para com a sua população. O Secretário de Saúde Natanael Alves, ressaltou a importância de ter mais aliados na luta contra o mosquito Aedes aegypti, e que é de suma importância que a população se junte e faça a sua parte. Com o comitê, será possível alcançar mais pessoas sobre os cuidados contra o Aedes aegypti.
www.irapuanpinheiro.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 00:27:01